🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Trabalhadores de tecnologia na China divulgam horas trabalhadas em críticas ao '996'

Publicado 14.10.2021, 15:00
© Reuters.
BIDU
-
TCEHY
-
BABA
-
BIDU34
-
BABA34
-

Por Josh Horwitz

XANGAI (Reuters) - Uma campanha convocando trabalhadores de empresas chinesas de tecnologia a registrar suas horas de trabalho numa página pública da internet viralizou, na mais recente reação contra a cultura de horas extras.

Organizada por quatro criadores anônimos que se descrevem como recém-formados, a campanha "Worker Lives Matter" convida os empregados a inserirem o nome da empresa, o cargo e o horário de trabalho em uma planilha publicada no GitHub.

Nesta quinta-feira, mais de 4 mil pessoas que trabalham em gigantes da tecnologia como Alibaba (NYSE:BABA) (SA:BABA34), Baidu (NASDAQ:BIDU) (SA:BIDU34), Tencent (OTC:TCEHY) e ByteDance haviam registrado seus dados.

Desde então, também criaram planilhas separadas para setores específicos, como imóveis, finanças e empresas estrangeiras.

A maioria registros mostra que, embora uma semana de cinco dias seja a norma, muitos deles trabalham de 10 a 12 horas por dia.

Um postagem afirmava que a prática do "996" de trabalhar das 9h às 21h seis dias por semana é frequente e as horas de trabalho em empresas de internet são pouco transparentes.

"Esperamos contribuir para o boicote de '996' e a popularização de '955'", disse um dos criadores do site Zhihu, numa postagem vista 6 milhões de vezes. "955" significa 9h às 17h, cinco dias por semana.

Alibaba, Tencent, Baidu e ByteDance não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

As longas jornadas de trabalho são um tema importante para os trabalhadores de tecnologia da China. O problema ganhou atenção pela primeira vez em 2019, quando trabalhadores do setor lançaram uma campanha online semelhante contra o "996".

Nos últimos meses, as críticas às longas horas de trabalho ganharam força em meio à repressão do governo às empresas de tecnologia, evidenciando o tratamento oferecido aos empregados.

Neste ano, empresas como a dona do TikTok, ByteDance, a plataforma de vídeos curtos Kuaishou e a gigante da entrega de comida Meituan cortaram as horas extras obrigatórias nos finais de semana. O Tribunal Superior da China em agosto descreveu "996" como ilegal.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.