Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Tripulação adoece e companhias aéreas cancelam voos no Brasil

Publicado 10.01.2022, 16:53
Atualizado 11.01.2022, 08:36
© Reuters.  Tripulação adoece e companhias aéreas cancelam voos no Brasil
GOLL4
-
LTM
-
AZUL4
-

As principais companhias aéreas do Brasil estão sendo obrigadas a alterar voos devido à multiplicação de casos de tripulantes acometidos pela covid-19 e influenza. As empresas evitam comunicar à imprensa o número exato de funcionários afastados pela doença neste momento em que a variante ômicron e surtos de síndromes gripais se disseminam pelo planeta, ameaçando o movimento de recuperação do setor aéreo em plena alta temporada do turismo de férias.

“A Azul (SA:AZUL4) informa que, por razões operacionais, alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes – casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves - e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e covid-19 no Brasil e no mundo”, diz a Azul em nota enviada à Bloomberg Línea.

A companhia aérea acrescentou, sem dizer o total de voos afetados, que “mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac”.

Já a Latam disse que, em função do recente aumento de casos de covid-19 e de Influenza, precisou cancelar no Brasil cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais programados pela companhia dentro e de/para o país durante todo o mês de janeiro. “São 49 voos cancelados hoje. E um total de 106 entre domingo e a próxima sexta-feira, dia 14, previstos até o momento”, detalhou a empresa.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ontem, a Latam (SN:LTM) registrou o caso de um comandante de aeronave que desfalcou a equipe após descobrir estar com covid-19. “O voo LA8115 (Barcelona-São Paulo) deste domingo (9/11) pousou no aeroporto de Fortaleza porque um dos três comandantes da aeronave foi diagnosticado com covid-19 antes do embarque na Espanha, onde permanece em recuperação. O voo até Fortaleza, portanto, foi conduzido por dois comandantes, que atingiram o limite de horas trabalhadas de acordo com a Lei do Aeronauta vigente”, relatou a companhia de origem chilena.

Em nota, a Latam lamentou os transtornos causados e informou que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros, que embarcarão de Fortaleza para São Paulo/Guarulhos no voo LA9001, previsto para decolar às 17h desta segunda-feira (10). Passageiros em conexão serão acomodados em outros voos da companhia a partir de São Paulo para seus respectivos destinos finais.

Já a Gol (SA:GOLL4) garante que segue sem nenhum voo cancelado por este motivo até o momento. “Houve nos últimos dias um aumento dos casos positivos entre colaboradores, mas nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo. Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança”, diz a companhia em nota enviada à Bloomberg Línea, nesta tarde.

Em relação aos clientes, a Gol diz que os casos positivos reportados antes do embarque estão sendo tratados com três opções oferecidas aos passageiros: cancelamento com o reembolso do valor total; cancelamento, mas com o valor total deixado como crédito para futuras compras; ou remarcação sem custos adicionais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

“A Gol Linhas Aéreas está atenta ao aumento de casos de covid e influenza que está sendo registrado em todo o Brasil. Aumentamos o alerta para nossas equipes que atuam nos aeroportos e em nossos voos para redobrarem os cuidados. O uso de máscara é obrigatório em todas nossas operações. A companhia tem tomado medidas internas, todas dentro das normas regulatórias, para garantir a operação dos próximos dias”, afirma nota da empresa, que diz ter 100% dos seus colaboradores vacinados.

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.