Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Trump fala sobre possível tratado de defesa, dias antes de eleição em Israel

Publicado 14.09.2019, 15:13
Atualizado 14.09.2019, 15:16
© Reuters.  Trump fala sobre possível tratado de defesa, dias antes de eleição em Israel

Por Alexandra Alper

WASHINGTON (Reuters) - O presidente norte-americano, Donald Trump, disse neste sábado que conversou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sobre um possível tratado de defesa mútua entre as duas nações, o que poderia impulsionar a campanha de reeleição de Netanyahu, dias antes dos israelenses irem às urnas.

"Tive uma conversa com o primeiro-ministro Netanyahu para discutir a possibilidade de avançarmos com um Tratado de Defesa Mútua, entre Estados Unidos e Israel, que aprofundaria a tremenda aliança entre nossos países", escreveu Trump no Twitter.

Ele acrescentou que estava ansioso para continuar as discussões no fim deste mês, durante a sessão da assembleia-geral das Nações Unidas, em Nova York.

Netanyahu agradeceu Trump, dizendo em tuíte que Israel “nunca teve um amigo maior na Casa Branca” e acrescentando que estava ansioso pelas reuniões na ONU para “fazer avançar um histórico Tratado de Defesa entre os Estados Unidos e Israel”.

O momento em que Trump publicou esse tuíte, apenas dias antes das eleições de Israel, na terça-feira, parece buscar apoio à tentativa de Netanyahu de se manter no poder ao expressar seus laços próximos com Trump.

Pesquisas de opinião projetam um pleito acirrado, cinco meses depois de eleições inconclusivas, nas quais Netanyahu se declarou vencedor, mas não conseguiu formar uma coalizão para governar.

O partido Likud, de Netanyahu, concorre cabeça a cabeça com o centrista Partido Azul (SA:AZUL4) e Branco, liderado pelo ex-chefe das forças armadas Benny Gantz, que tem focado sua campanha nas acusações de corrupção contra Netanyahu.

Alguns oficiais israelenses promoveram a ideia de construir relações próximas entre Netanyahu e a administração Trump por meio de um novo tratado de defesa com os EUA, focado especialmente em garantias de auxílio em qualquer conflito com o Irã.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Trump não forneceu detalhes, mas um tratado de defesa mútua poderia obrigar os EUA a ajudar a defender Israel, se o país for atacado.

O ministro de Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou na quinta-feira que o pacto deveria se aplicar a “questões definidas - ameaças nucleares e questões de mísseis de longa distância do Irã contra Israel”.

“Temos maneiras de atacar e defender, mas isso nos pouparia da necessidade de reservar imensos recursos de maneira permanente e em longo prazo, diante dessas ameaças”, disse Katz à emissora de televisão israelense Ynet.

Na mesma quinta-feira, o rival de Netanyahu, Gantz, criticou a ideia como um “grave erro”, argumentando que tiraria de Israel sua autonomia militar.

“Não é isso que queremos”, afirmou o candidato de centro em uma conferência em Jerusalém. “Nunca pedimos que ninguém fosse morto em nosso nome. Nunca pedimos que ninguém lutasse por nós. E nunca pedimos a permissão de ninguém para defender o Estado de Israel.”

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.