Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

UBS anuncia cortes de US$10 bi em custos e fechamento de 3 mil vagas na Suíça

Publicado 31.08.2023, 10:06
Atualizado 31.08.2023, 10:10
© Reuters. REUTERS/Denis Balibouse

Por Noele Illien e Oliver Hirt

ZURIQUE (Reuters) - O UBS Group  (SIX:UBSG) anunciou nesta quinta-feira um amplo plano para cortar mais de 10 bilhões de dólares em custos e reduzir 3 mil postos de trabalho somente na Suíça, depois de ter assumido o controle do Credit Suisse (SIX:CSGN) este ano.

O plano de cortar cerca de um em cada 12 empregos na Suíça dá uma ideia da escala da mudança no recém-criado gigante do setor bancário, formado às pressas no início do ano em meio à crise do setor bancário internacional que fez clientes sacarem dezenas de bilhões de dólares do Credit Suisse.

A rodada inicial de cortes de pessoal segue a decisão da maior administradora de patrimônio do mundo de absorver o braço local do Credit Suisse - um sólido gerador de lucros que, no ano passado, foi a única divisão do ex-rival que apresentou resultados positivos - em vez de cindi-lo.

"Nossa análise mostra claramente que uma integração total é o melhor resultado para o UBS... e para a economia suíça", disse o presidente-executivo do UBS, Sergio Ermotti.

O executivo escreveu em um memorando que 3 mil empregos na Suíça serão eliminados, mas a maioria por meio de mecanismos que incluem aposentadorias antecipadas. Em todo o mundo, 8.000 funcionários do Credit Suisse já saíram do banco no primeiro semestre do ano.

A previsão de mais de 10 bilhões de dólares em economia de custos até o final de 2026 se compara a uma estimativa anterior de 8 bilhões até 2027.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O anúncio fez as ações do UBS subirem para níveis não vistos desde 2008.

O UBS (BVMF:UBSG34) também afirmou que está observando recuperação da confiança entre seus clientes ricos e espera que mercados financeiros mais fortes também ajudem a elevar as comissões que recebe por transações financeiras.

A decisão do UBS de absorver a operação local do Credit Suisse é, entretanto, contestada na Suíça. O consultor Ethos, que representa os fundos de pensão suíços e as fundações que detinham participações em ambos os bancos, disse que a cisão do banco suíço teria evitado "um grande risco sistêmico para a Suíça, um importante impacto negativo sobre o emprego e questões para a concorrência." O Ethos apoiou uma ação coletiva que busca um preço melhor do UBS para a aquisição. Com o Credit Suisse na Suíça intacto e independente, como alguns políticos esperavam, menos empregos teriam sido ameaçados.

A maior fusão de bancos desde a crise financeira global de 2008, orquestrada durante um fim de semana pelo governo suíço para evitar o colapso do Credit Suisse, criou um grupo cujos ativos podem ser comparados à produção econômica do país, cujos órgãos reguladores já tinham dificuldades para controlar grandes bancos.

Os cortes de vagas serão dolorosos para Zurique, o centro financeiro da Suíça, onde os bancos dominam a paisagem. A Associação Suíça de Funcionários de Bancos disse que os 37.000 funcionários locais dos dois bancos deveriam ser tratados de forma justa e igualitária.

O QUE ESTÁ POR VIR

Os cortes de pessoal na Suíça dão uma amostra do que está por vir no banco global, cujo alcance vai de Wall Street a Londres.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A maior parte da economia de custos anunciada pelo UBS deverá vir do corte de pessoal e os analistas estimam que entre 30.000 e 35.000 empregos poderão ser eliminados do grupo globalmente.

Os analistas receberam com satisfação o anúncio, embora vários tenham sido cautelosos. A Jefferies descreveu a integração das duas empresas como "longa, desafiadora e provavelmente acidentada". "O grupo continua sendo um canteiro de obras", disseram os analistas do Deutsche Bank.

Os resultados também mostraram as dificuldades que o UBS tem tido para persuadir os clientes ricos do Credit Suisse a permanecerem no grupo. Mantê-los é visto como fundamental para que o UBS consiga realizar com sucesso a integração do antigo rival.

O Credit Suisse relatou saídas líquidas de ativos de 39 bilhões de francos suíços (44,4 bilhões de dólares) no segundo trimestre, ressaltando que o resgate pelo governo e pelo UBS não conseguiu conter a perda de confiança dos clientes.

Mas o UBS disse que os fluxos de saída desaceleraram e se reverteram em junho. A gestão global de patrimônios do UBS registrou um volume líquido de dinheiro novo de 16 bilhões de dólares

A união com o Credit Suisse - a primeira fusão de dois bancos globais de importância sistêmica - criou tanto oportunidades quanto riscos para o UBS.

Os analistas observam que o UBS adquiriu o Credit Suisse por apenas 3 bilhões de francos suíços mas, para que isso funcione, o UBS precisa cortar custos, reduzir o banco de investimentos do Credit Suisse e manter seus clientes ricos a bordo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O UBS teve lucro líquido de 29 bilhões de dólares no segundo trimestre. Os resultados incluíram apenas um mês de números do Credit Suisse, já que o negócio foi fechado apenas em junho.

O lucro extraordinário resulta de um enorme ganho não recorrente que reflete o fato de os custos de aquisição terem ficado muito abaixo do valor do Credit Suisse.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.