Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Unidade de talco da J&J vai enfrentar Justiça dos EUA depois que tática foi rejeitada

Publicado 14.02.2023, 09:03
© Reuters.

Por Mike Spector

(Reuters) - A subsidiária da Johnson & Johnson (NYSE:JNJ) que enfrenta milhares de processos relacionados a produtos que levam talco ficará diante de um juiz de falências nesta terça-feira pela primeira vez desde que uma corte de apelações dos Estados Unidos rejeitou no mês passado a tentativa da empresa de transferir o caso para procedimentos de recuperação judicial.

Um painel de três juízes do Tribunal de Apelações do 3º Circuito dos Estados Unidos, com sede na Filadélfia, decidiu em 30 de janeiro que o pedido de recuperação judicial da subsidiária da J&J deveria ser arquivado, concluindo que a empresa não tinha direito legítimo à proteção contra credores porque não enfrenta dificuldades financeiras.

Se a decisão não for revertida, a J&J será forçada a voltar aos tribunais para enfrentar cerca de 40 mil ações judiciais que alegam que o talco para bebês da empresa e outros produtos cosméticos que contêm talco causam câncer.

A J&J afirma que seus produtos de talco são seguros.

O juiz norte-americano Michael Kaplan foi escolhido para presidir a audiência da subsidiária, chamada LTL Management. A J&J não comentou o assunto.

A LTL pediu na segunda-feira ao 3º Circuito para reconsiderar a decisão do painel de três juízes.

O pedido de recuperação judicial da LTL colocou os milhares de casos contra a empresa em espera. Pelo menos um dos autores de ações pediu ao juiz que avalia o pedido da LTL para permitir que seu caso prossiga na Califórnia após a decisão do 3º Circuito, um pedido que deve ser analisado na audiência desta terça-feira. A LTL se opõe ao pedido.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A decisão do 3º Circuito lançou dúvidas sobre a eficácia do uso pela J&J de uma manobra jurídica conhecida como "dois passos de Texas", batizada em homenagem a uma legislação do Estado norte-americano que a empresa utilizou para dividir seus negócios de consumo em duas novas subsidiárias.

Com essa divisão, em outubro de 2021 a J&J descarregou a onda de processos relacionados aos produtos de talco na nova unidade criada, a LTL, que, então, fez o pedido de recuperação judicial.

A J&J, que tem um valor de mercado de mais de 400 bilhões de dólares, argumenta que a avalanche de processos representa uma séria ameaça financeira ao grupo. Os custos de veredictos, acordos e honorários advocatícios da empresa subiram para cerca de 4,5 bilhões de dólares, sem fim à vista, de acordo com os documentos do tribunal de falências.

Últimos comentários

Que sorte e competência que tem os os norte-americanos por terem um judiciário barato, rápido e eficaz! Se transferissem todas leis e profissionais do judiciário para o Brasil seríamos a maior potência do planeta.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.