Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Unipar oferece prêmio de 43% por fatia na Braskem

Publicado 12.06.2023, 09:11
Atualizado 12.06.2023, 14:15
BRKM5
-
PETR4
-
UNIP3
-

(Reuters) - A Braskem (BVMF:BRKM5) viu suas ações dispararem nesta segunda-feira, após confirmar o recebimento de uma proposta não vinculante da Unipar (BVMF:UNIP3) Carbocloro para a aquisição de seu controle com um prêmio de mais de 40% sobre seu preço anterior de fechamento.

Segundo a petroquímica, a proposta prevê que a Unipar, uma das principais produtoras de cloro e soda na América do Sul, passará a deter 34,37% do total de ações de emissão da Braskem, tendo sido cada ação avaliada em 36,5 reais, um movimento que pode encerrar um longo entrave sobre a propriedade da empresa.

A Novonor, antiga Odebrecht, uma das principais acionistas da Braskem junto da Petrobras (BVMF:PETR4) , permanecerá com uma participação minoritária, representativa indiretamente de 4% do total de ações de emissão da Braskem atualmente. Há muito a empresa busca vender o controle acionário da petroquímica como parte de uma reestruturação mais ampla.

A oferta da Unipar, divulgada no último sábado, prevê o pagamento parcial dos bancos credores e uma renegociação para o saldo da dívida remanescente da petroquímica.

"A proposta está, ainda, condicionada à realização de uma auditoria confirmatória de certas premissas e à implementação de uma série de condições precedentes, dentre ela o não exercício pela Petrobras do seu direito de preferência ou seu direito de tag along", disse a Braskem, em comunicado.

As ações da Braskem, que subiam 7,7%, chegaram a saltar 13% após a notícia, tornando a empresa a maior ganhadora no Ibovespa, que subia 0,27%. Os papéis da Unipar, apoiada pelo bilionário Luiz Barsi, avançavam 3,4%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Nosso sentimento em relação à venda da Braskem para um player privado melhorou, e acreditamos que a Unipar está buscando alinhar o máximo de interesses possível para uma operação bem-sucedida", disseram analistas do BTG Pactual (BVMF:BPAC11) em nota a clientes.

A oferta da Unipar representa um prêmio de 43% sobre o preço de fechamento da Braskem na sexta-feira, competindo com uma oferta anterior em dinheiro e debêntures do gestor de ativos norte-americano Apollo e da Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc).

Analistas do BTG disseram que a oferta da Unipar é mais atrativa, pois parece ser totalmente em dinheiro, e estima-se que seja 22% superior à oferta da Apollo/Adnoc. Mas observaram que a oferta ainda implica em um grande corte de dívida para os credores.

Segundo o jornal Valor Econômico, a oferta da Unipar vale 10 bilhões de reais, enquanto o BTG estima que os credores ainda precisam receber cerca de 14 a 15 bilhões de reais da Novonor.

A Unipar também disse que manterá conversas com a Petrobras sobre sua participação.

(Por Letícia Fucuchima e Gabriel Araujo)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.