🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Vacina de Oxford salvou muitas vidas, diz Queiroga ao assinar parceria com universidade

Publicado 27.10.2021, 16:38
© Reuters. 18/08/2021
REUTERS/Adriano Machado
AZN
-
A1ZN34
-

Por Pedro Fonseca

(Reuters) - O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira que a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca (LON:AZN) contra a Covid-19 foi responsável por salvar muitas vidas no Brasil, ao assinar carta de intenções para abertura no país de um unidade da instituição para pesquisa e educação.

A vacina Oxford/AstraZeneca, que teve estudo clínico realizado no Brasil e atualmente é produzida no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é a mais usada contra a Covid-19 em território nacional, sendo responsável por 41,7% das doses aplicadas.

"A pandemia nos ensinou que é através da ciência de qualidade que nós vamos caminhar para ajudar a população mundial a sair de situações como essa", disse o ministro em cerimônia de assinatura no Museu de História Natural de Oxford.

"Essa vacina foi muito importante para reduzir não só o número de casos, mas sobretudo o número de óbitos provocados pela pandemia de Covid-19", acrescentou.

A posição de Queiroga a favor da vacina contraria o presidente Jair Bolsonaro, que frequentemente coloca em dúvida a segurança dos imunizantes e que já declarou que não irá se vacinar contra a Covid-19.

Na terça-feira, a CPI da Covid no Senado aprovou relatório final em que pede o indiciamento de Bolsonaro por nove crimes, incluindo crime contra a humanidade, ao considerá-lo o maior responsável pela tragédia da pandemia no Brasil, onde mais de 606 mil pessoas já morreram pela doença.

Queiroga também é alvo de pedido de indiciamento pelos crimes de epidemia com resultado de morte e prevaricação.

UNIDADE DE OXFORD

© Reuters. 18/08/2021
REUTERS/Adriano Machado

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil será o primeiro país do mundo a receber uma unidade de Oxford. O local será voltado para novas pesquisas, produção de vacinas, medicamentos e formação de novos pesquisadores.

"A parceria com o Brasil vai priorizar a pesquisa em saúde global, além da formação de novos profissionais na área de doenças infecciosas, pesquisas clínicas e desenvolvimento de imunizantes. A unidade brasileira terá cursos de mestrado, PhD e atualização para profissionais. O centro ainda terá as atividades focadas no desenvolvimento clínico de novos medicamentos e vacinas", disse a pasta em nota.

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio de Janeiro, é um potencial candidato para sediar as atividades de pesquisa no Brasil, acrescentou.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.