Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Vale diz que deverá retomar operações na maior mina de MG em até 72 horas

Publicado 21.03.2019, 20:53
© Reuters. .

SÃO PAULO (Reuters) - A Vale (SA:VALE3) informou nesta quinta-feira que recebeu aval provisório da Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais (Semad) para operar a barragem de Laranjeiras, o que permitirá o retorno das operações na mina de Brucutu em até 72 horas.

Brucutu, a maior unidade de minério de ferro da Vale no Estado, havia sido paralisada no começo de fevereiro, devido a uma ação na Justiça pelo Ministério Público de Minas Gerais, após o rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro.

Nesta semana, a Justiça autorizou a retomada da mina, com capacidade de produção de 30 milhões de toneladas ao ano, condicionando a uma liberação pelo governo estadual, o que ocorreu nesta quinta-feira.

Os contratos futuros do minério de ferro na China acumulam queda nesta semana, por expectativas do retorno das operações de Brucutu, ativo que deve ajudar a maior produtora de minério de ferro do mundo em momento em que ela lida com as consequências do desastre em Brumadinho.

A Vale tem tido que interromper diversas operações, por decisão própria ou de autoridades, desde o rompimento da barragem em Brumadinho, que fez mais de 300 vítimas, entre mortos e desaparecidos.

Com a volta de Brucutu, a Vale ainda terá paralisada capacidade de pouco mais de 60 milhões de toneladas/ano.

O problema da empresa só não é maior porque os preços do minério de ferro subiram cerca de 20 por cento neste ano, muito em função das suspensões que afetam a mineradora brasileira, compensando as paralisações de produção.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Adicionalmente, a Vale informou que uma decisão liminar da 1ª Vara Cível de Nova Lima, ligada à barragem Dique III, não terá impacto adicional na sua produção, dado que a estrutura se encontra no complexo de Vargem Grande, cujas operações já foram paralisadas pela Agência Nacional de Mineração.

(Por Roberto Samora)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.