Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Vale e Caterpillar assinam acordo para testar caminhões elétricos e estudar etanol

Publicado 30.04.2024, 11:35
© Reuters. Escritório da Vale em St-Prex
30/01/2019
REUTERS/Denis Balibouse
CAT
-
VALE3
-

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Vale (BVMF:VALE3) assinou com a fabricante de equipamentos Caterpillar (NYSE:CAT) um acordo para testar caminhões de grande porte movidos a bateria elétrica e com sistemas de transferência de energia, como parte de suas iniciativas para descarbonizar operações de mina, informou a mineradora nesta terça-feira.

A parceria visa ainda estudos conjuntos para o desenvolvimento de um motor bicombustível para caminhões fora de estrada, que funcione com etanol e diesel.

Atualmente, segundo a Vale, a Caterpillar está em fase de desenvolvimento de caminhões fora de estrada movidos a bateria, e uma unidade com capacidade de 240 toneladas será testada pela Vale em suas operações em Minas Gerais.

Já um sistema de transferência de energia para caminhões será testado nas operações da mineradora no Pará nos próximos anos, disse a companhia.

"Estamos oferecendo como campo de testes as nossas minas no Brasil, com suas características bem específicas, de forma a contribuir para o atingimento das nossas metas e para a construção de uma indústria de mineração mais limpa", disse o diretor de Engenharia para Operações de Mina e Usina da Vale, José Baltazar.

As emissões de diesel das operações de mina respondem por 15% das emissões diretas de CO2eq da Vale, sendo que o caminhão fora de estrada é o maior consumidor de diesel e, portanto, o maior emissor.

© Reuters. Escritório da Vale em St-Prex
30/01/2019
REUTERS/Denis Balibouse

"Por isso, investir em iniciativas para descarbonização das minas, estabelecendo parcerias estratégicas, é fundamental para atingir as metas da empresa", disse a Vale, que tem como objetivo reduzir as emissões de carbono de escopos 1 e 2 (diretas e indiretas) em 33% até 2030 e zerar suas emissões líquidas até 2050.

Em nota, a diretora de Energia e Descarbonização da Vale, Ludmila Nascimento, adicionou que a companhia acredita que o etanol tem um grande potencial de contribuir para a meta de 2030 por ser um combustível já adotado em larga escala no Brasil, com uma rede estabelecida de fornecimento, e que requer uma parceria ativa com fabricantes.

 

(Por Marta Nogueira)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.