Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Vale quer alcançar acordo definitivo por Mariana ainda no 1º semestre

Publicado 24.04.2024, 18:37
© Reuters. Logo da Vale
4/02/2019
REUTERS/Washington Alves

Por Marta Nogueira e Ricardo Brito

RIO DE JANEIRO/BRASÍLIA (Reuters) - A mineradora Vale (BVMF:VALE3) tem a expectativa de alcançar um acordo definitivo com autoridades para a reparação pelo rompimento de barragem de rejeitos da Samarco, em Mariana (MG), até o fim do primeiro semestre, disse em nota a companhia à Reuters nesta quarta-feira.

O colapso da barragem, que pertencia à Samarco, uma joint venture da Vale com o grupo BHP, ocorreu em novembro de 2015 e deixou 19 mortos, centenas de desabrigados, além de atingir o rio Doce, em toda a sua extensão, até atingir o mar do Espírito Santo.

Uma nova proposta por um acordo foi apresentada pelas mineradoras ao governo federal e aos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, segundo disseram duas fontes à Reuters, próximas às negociações, sem informar valores.

Uma das fontes, na condição de anonimato, afirmou que perto da proposta anterior, de 42 bilhões de reais, o montante "melhorou muito". Mas que ainda assim está "aquém" do esperado.

A entrega de nova proposta havia sido publicada na véspera pela CBN, em reportagem que informou ainda que as negociações haviam sido retomadas.

As negociações para um acordo de repactuação de um termo inicial para reparação dos danos -- assinado entre as mineradoras e autoridades ainda em 2016 -- tinham sido paralisadas em dezembro, quando valores apresentados pelas mineradoras foram considerados muito aquém do necessário por autoridades.

Procuradas, Vale, BHP e Samarco não confirmaram a entrega de nova proposta.

Em notas individuais, disseram que permanecem comprometidas com as ações de reparação e compensação relacionadas ao rompimento da barragem da Samarco.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Vale destacou confiar que "as partes chegarão a bons termos quanto ao texto que vem sendo conjuntamente construído antes de definir o valor global do acordo".

 

(Por Marta Nogueira no Rio de Janeiro e Ricardo Brito em Brasília)

Últimos comentários

Um acordo plausível! Desde que não ajam julgamentos no Reino Unido ,que aí já roubo judiciário . Não compete ser julgado em 2 países,tem a questão do valor atribuído ir para o governo e nem chega nos afetados
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.