⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Lucro da Vale soma US$5,4 bi no 4º tri com impulso de resultado financeiro

Publicado 24.02.2022, 19:29
© Reuters. Marca da Vale
6/12/2017
REUTERS/Brendan McDermid
RNEW11
-
VALE3
-
DCIOU4
-

Por Marta Nogueira e Roberto Samora

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora Vale (SA:VALE3) teve lucro líquido de 5,4 bilhões de dólares no quarto trimestre, contra 739 milhões de dólares no mesmo período de 2020, com impulso do resultado financeiro, informou a companhia nesta quinta-feira.

Com isso, o valor superou as expectativas de analistas em pesquisa da Refinitiv, que previa um resultado líquido de 4,7 bilhão de dólares, apesar de uma queda de 18% no preço realizado do minério de ferro na comparação anual em meio a restrições na produção de aço na China no período.

Na comparação com o terceiro trimestre, houve uma alta de 39,6%, principalmente devido a reclassificação da variação cambial acumulada no patrimônio líquido, que elevou o resultado financeiro em 3,5 bilhões de dólares.

O efeito positivo, no entanto, foi parcialmente compensado por maiores despesas relacionadas ao rompimento de barragem em Brumadinho (MG), principalmente pela provisão adicional de 1,7 bilhão de dólares relacionada à descaracterização de barragens a montante.

A empresa também fez uma provisão adicional relacionada à Fundação Renova (SA:RNEW11), responsável por gerir as reparações do rompimento de barragem em Mariana (MG), em 2015.

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado pro forma (excluindo despesas relacionadas a Brumadinho e à pandemia) somou 6,96 bilhões de dólares entre outubro e dezembro, versus 9,1 bilhões de dólares um ano antes.

No quarto trimestre, o preço realizado do minério de ferro (CRF/FOB) foi de 106,8 dólares a tonelada, versus 130,7 dólares no mesmo período do ano anterior e 126,7 dólares no terceiro trimestre.

O Ebitda de Minerais Ferrosos somou 6,369 bilhões de dólares, 361 milhões de dólares inferior ao do terceiro trimestre, devido principalmente aos menores preços realizados de finos de minério de ferro, que foram parcialmente compensados por maiores volumes de vendas e menores custos unitários.

"Ao longo do quarto trimestre, os cortes na produção de aço na China impactaram a demanda por minério de ferro e, como resultado, os preços recuaram em relação aos níveis elevados no terceiro trimestre", disse a Vale em seu relatório.

A empresa pontuou, no entanto, que as menores restrições sobre a produção de aço na China e o sentimento positivo sobre as perspectivas macroeconômicas do país sustentaram uma recuperação dos preços posteriormente.

Na avaliação da companhia, a produção mundial de aço crescerá ligeiramente em 2022, à medida que a economia global for fortalecida pela redução dos gargalos nas cadeias de abastecimento, pela permanência da demanda reprimida nos últimos anos e pelo aumento da confiança dos negócios e dos consumidores.

Em nota, o presidente da mineradora, Eduardo Bartolomeo, destacou avanços na recuperação da capacidade produtiva, impactada pelos desastres.

"Estamos também recuperando nossa capacidade de produção em minério de ferro e metais básicos, estabelecendo as fundações para criar e distribuir valor de forma consistente", disse o executivo, no relatório financeiro.

Após os grandes desastres em Brumadinho e Mariana, a empresa foi levada a interromper operações em diversas minas em Minas Gerais e tem trabalhado para elevar a segurança de suas estruturas e retomando aos poucos sua capacidade produtiva.

REMUNERAÇÃO

O lucro líquido em 2021 foi de 22,4 bilhões de dólares, 360% superior ao ano anterior, principalmente devido ao maior Ebitda ajustado proforma e sólidos resultados financeiros, segundo a companhia.

O Ebitda ajustado proforma foi de 33,8 bilhões de dólares no ano passado, alta de 54% ante 2020, com impulso de maiores preços realizados nos negócios de minerais ferrosos e cobre, parcialmente compensados maiores custos relacionados a preços de commodities e frete.

© Reuters. Marca da Vale
6/12/2017
REUTERS/Brendan McDermid

A Vale informou que o Conselho de Administração aprovou nesta quinta-feira dividendos de 3,5 bilhões de dólares, baseado no desempenho do segundo semestre de 2021, incluindo uma remuneração extraordinária de 1,25 bilhão de dólares, com pagamento feito em março.

A empresa encerrou o trimestre com dívida bruta e arrendamentos de 13,8 bilhões de dólares, e a dívida líquida totalizando 1,9 bilhão de dólares, ambos em linha com o terceiro trimestre.

A dívida líquida expandida aumentou para 15,1 bilhões de dólares, principalmente devido às provisões adicionais registradas no trimestre para a descaracterização das barragens a montante e da Fundação Renova.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.