⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Venda de energia da EDP sobe no mercado ibérico e cai no Brasil de janeiro a setembro

Publicado 16.10.2015, 08:19
© Reuters.  Venda de energia da EDP sobe no mercado ibérico e cai no Brasil de janeiro a setembro
EDP
-
ENBR3
-

LISBOA (Reuters) - A venda de eletricidade da EDP (SA:ENBR3) no importante mercado ibérico subiu 1,3 por cento nos primeiros nove meses de 2015 na comparação com o mesmo período do ano anterior, para 43,2 gigawatts hora (GWh), apoiada principalmente pela retomada econômica em Portugal, anunciou a empresa.

"A eletricidade distribuída em Portugal aumentou 1,5 por cento nos nove meses de 2015 suportada pela recuperação da actividade econômica", explicou a EDP.

A companhia acrescentou, em comunicado publicado no site do regulador do mercado português, que, no Brasil, a eletricidade distribuída diminuiu 1,8 por cento, "resultado da menor procura do setor industrial em mercado livre (-3,3 por cento), o que foi parcialmente compensado pela maior procura do setor agrícola resultante do período de seca".

A produção de eletricidade no país subiu, contudo, 15 por cento, se beneficiando da consolidação integral da central a carvão de Pecém, desde maio de 2015, mitigando a diminuição em 18 por cento da produção hídrica.

O gás distribuído no mercado ibérico caiu 36 por cento para 26 GWh, "refletindo essencialmente a alienação de redes em Múrcia, Extremadura e Gerona no quarto trimestre de 2014, que resultou na queda de 41 por cento do gás distribuído em Espanha. Excluindo o impacto da alienação, o gás distribuído teria crescido 4 por cento".

A capacidade instalada da EDP aumentou 8 por cento, em termos homólogos, para 24 gigawatts no final de setembro de 2015, "em resultado de 1,104 MW de nova capacidade eólica e solar; consolidação integral da central a carvão de Pecem, no Brasil (+720MW) e nova capacidade hídrica em Portugal (+111MW)".

O número de clientes em Portugal da EDP cresceu 0,3 por cento na comparação anual, para 6.761.

A Energias de Portugal apresenta os seus resultados do terceiro trimestre a 29 de outubro, após o fechamento do mercado.

(Por Patrícia Vicente Rua)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.