Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Venezuelana PDVSA pede ajuda a parceiros estrangeiros para compras de nafta

Publicado 18.01.2016, 12:27
© Reuters.  Venezuelana PDVSA pede ajuda a parceiros estrangeiros para compras de nafta
REP
-

(Reuters) - A estatal venezuelana de petróleo PDVSA pediu a parceiros em ao menos meia dúzia de joint ventures que paguem pela nafta importada para produzir petróleo para exportação, em meio a uma forte queda nos preços do petróleo, segundo fontes e uma carta da empresa vista pela Reuters.

Ao menos alguns parceiros devem recusar o pedido, o que poderá fazer a PDVSA enfrentar obstáculos ainda maiores para importar diluentes e, consequentemente, para manter a produção de barris no cinturão de Orinoco, sua principal região produtora.

A PDVSA é responsável por fornecer a nafta, ou petróleo leve, necessária para diluir o petróleo super pesado produzido em Orinoco, segundo contratos assinados com parceiros estrangeiros que incluem Chevron, Repsol (MC:REP) e ONGC.

Mas a companhia agora pediu a alguns parceiros estrangeiros para cobrir os pagamentos até o final desde ano.

A PDVSA não respondeu imediatamente a pedidos de comentário.

Com os diluentes importados sendo cada vez mais cruciais para transportar e colocar no mercado o petróleo venezuelano, em meio a declínios na produção própria de petróleo leve e pesado da PDVSA e paradas frequentes em refinarias, algumas empresas podem aceitar o acordo.

Mas duas fontes em empresas estrangeiras, que pela lei venezuelana só podem ter até 40 por cento em joint ventures, disseram que recusarão a proposta da PDVSA.

A PDVSA tem tentado cortar custos, mas o plano tem sido frustrado por uma queda do preço do barril exportado pela Venezuela para cerca de 24 dólares, o menor desde meados de 2003.

"Seria inconveniente para todos se as compras de diluentes fossem paralisadas, mas o jeito de resolver isso não é pedir mais dinheiro aos parceiros", disse um executivo que pediu para não ser identificado.

(Por Marianna Parraga em Houston; reportagem adicional da Redação em Caracas)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.