Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Via tem novo prejuízo e anuncia plano com menos estoques e mudança no crediário

Publicado 10.08.2023, 20:16
Atualizado 10.08.2023, 22:00
© Reuters.
BRFS3
-
MYPK3
-
BHIA3
-
MOVI3
-

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - A Via, dona das marcas Casas Bahia e Ponto, anunciou um novo plano de negócios nesta quinta-feira, que inclui a redução de até 1 bilhão de reais em estoques neste ano e uma alteração na forma de captação para financiar o crediário.

A transformação do negócio vem depois de uma mudança na alta gestão da companhia durante o segundo trimestre. Renato Horta Franklin veio da Movida (BVMF:MOVI3) para assumir a presidência da varejista, e Elcio Mitsuhiro, com passagens por Iochpe-Maxion (BVMF:MYPK3) e BRF (BVMF:BRFS3), veio para a cadeira de diretor financeiro.

Além disso, o plano vem somado a mais um prejuízo trimestral, dessa vez de 492 milhões de reais no período de abril ao fim de junho, após lucro de 6 milhões de reais um ano antes, no que foi o último lucro trimestral contábil da companhia desde então.

O balanço divulgado nesta quinta-feira mostra a última linha do resultado pressionada por resultado financeiro negativo de 801 milhões de reais, e receita em queda.

"Temos uma mudança de estratégia da companhia. A companhia tinha uma estratégia de crescimento de GMV, de abertura de novos canais, de expansão de lojas, de aposta em fintechs", disse Franklin à Reuters.

"E a gente entende que isso tudo foi feito, construímos uma super plataforma e ela já é grande. Então, entre investir para crescer mais essa plataforma, ou pegar e rentabilizar o que tenho aqui, a gente prefere ganhar dinheiro com o que tem aqui", acrescentou.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Para isso, Franklin disse que a Via já começou a reduzir o número de lojas, com um plano para fechar em 2023 de 50 a 100 pontos que estão operando com prejuízo, além de cortar 6 mil funcionários, enquanto, nos canais vendas, migrará a comercialização de produtos que atualmente não geram lucro, principalmente itens de menor preço, para seu marketplace.

Parte dessas medidas ajudará a reduzir o nível de estoques em até 1 bilhão de reais, um dos principais objetivos do novo plano, o que também aliviaria a pressão sobre a gestão financeira da empresa.

"Isso aqui, esse ajuste das 100 lojas, vai trazer para gente uma liberação de estoques de 200 milhões de reais", afirmou Franklin.

A empresa também disse reduzirá o nível de investimentos ("capex"), com estimativa de alcançar um nível até 40% menor em relação a 2022.

Com a implementação dessas tranformações operacionais, a companhia estima poder gerar 1 bilhão de reais em lucro líquido antes de imposto de renda, embora não haja previsão de quando.

O plano tem uma série de potenciais ganhos de lucro antes de imposto de renda até 2025, mas Mitsuhiro observou que esse "não é um plano que vai demorar até 2025", sem dar detalhes do cronograma, citando questões de governança.

A nova gestão da Via também anunciou modificações para fortalecer a estrutura de capital da companhia. Uma das alterações principais é com relação à captação de recursos.

A Via tem atualmente 50% de sua exposição de crédito ligada aos crediários, disse Mitsuhiro. Ou seja, quando um cliente compra um produto no carnê parcelado, a Via adianta os valores a serem recebidos junto a bancos e depois devolve, com juros, quando o cliente terminar de pagar.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Agora, o plano é colocar a carteira de crediário no mercado de capitais por meio de fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC) e cessão da carteira de crediário ao FIDC.

"Quando eu começo a tombar isso para uma estrutura de FIDC eu tenho uma liberação de limites de crédito da ordem de 5 bilhões de reais ou mais. E aí posso usar esse limite para outras finalidades dentro da companhia, e o meu crediário está sendo financiado via mercado de capitais de forma direta", afirmou.

Em fato relevante, a companhia disse que engajou o Banco BTG Pactual (BVMF:BPAC11) e a Polígono Capital visando a estruturação de um primeiro FIDC, bem como um estudo de potencial emissão e oferta de cotas desse FIDC, no valor de até 1,5 bilhão de reais.

A Via também anunciou uma continuidade na sua estratégia de monetização de créditos fiscais, com previsão de gerar 2,5 bilhões de reais neste ano, sendo que cerca de 1,2 bilhão de reais já foram monetizados, segundo os executivos.

A empresa ainda mira gerar mais 500 milhões de reais com monetização de outros ativos, como operações de "sale and leaseback" com lojas, que envolve a venda dos imóveis e sua posterior locação, disse Mitsuhiro.

2º TRI

No segundo trimestre, a Via teve lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 469 milhões de reais, queda de 32,1% ano a ano.

A receita líquida caiu 2,1% na base anual, para 7,49 bilhões de reais, com margem bruta de 28,5%, recuo de 2,9 pontos percentuais contra o mesmo período do ano anterior.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em vendas, o GMV total bruto ficou estável em 11 bilhões de reais, com alta de 9% no marketplace e queda de 1,2% nas vendas diretas ao consumidor.

Últimos comentários

Como tem otário!! vide Max
eta depois que morreu o fundador das casas Bahia a coisa só está piorando, acho que vem pedido de recuperação judicial
Se junte a magalu e faz ueli!
A economia a gente ve depois!
700K mortes na conta do Genocida. Uma das piores taxas do mundo!!! GADO
deixa de ser 🦜! Vai estudar!
 Deixe de ser gado. Vai trabalhar.
Parabéns RCN. Mais uma RJ no seu currículo!
Vc é com certeza o mais Jum…. do fórum
Gadinho!!! Não relinche!!! Tenta não fazer papel de idiota!! BOZO = LULA = LADRÃO POPULISTA. Não seja mais um da horda dos encantadores de idiotas.
FAZUELI chama Luly a quem você apoiou kkk 😂😂😂
o B.O.S.T.A do campos neto destruind0 o país, como fez com a Ford
Q.U.E.B.R.O.U
vendi essa bomba
Bozzoloides, a Ford fechou no gov do Mico. Kkkkkk lembram?
a Ford fechou no mundo todo... não só no Brasil...
ela (Ford) tá fabricando em Marte e foi o ET que ti avisou. lembra da AMER3? campos neto o destruidor da economia
Nos governos petistas que governam a Bahia a décadas debiloíde
Prejuizo e divida agora é bola de neve ate a falencia iminente. Tem que matar todas as concorrentes do pais para lucrar; algo impossível
quanta b osta quanta m erda quanta gadolandia
Esperar o que de uma quadrilha no poder?
Fazuéli
Ou seja...a empresa está na m3rd@ e contrata 3 pessoas que nada tem com comércio....eita! que tragédia...
Só falta subir amanhã pq vai fechar 100 lojas. So vou olhar esse mico.
Amanhã já abre com GAP DE BAIXA de -15% !
Faz o L
L
quem colocou a Selic na faixa dos 13% mesmo? kkkkk
Alan “fique em casa” e faça um churrasco de “abroba”.
O problema é bancar os altos salário do executivo, quebra qualquer empresa. O Brasil que o diga.
é so agradecer Campos Neto!
O varejo está se despedaçando. As plataformas digitais ficaram infinita vezes mais ágeis e confortáveis em relação a lojas físicas.Com a vantagem de menores custos e melhor gerenciamento de vendas.Mas com essa distribuição terrível de renda no país, infelizmente o varejo sempre terá um voo de galinha!!!!
Faz ú L !!!!!
4 anos do Bozo sai quebrando tudo
LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
amanhã sobe uns 10% . esse resultado já era esperado e já estava precificado.
me engana que eu gosto
Até que enfim alguém com um plano para uma das maiores varejistas da América Latina.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
BBAS teve Excelente Balanco e Estabilizou hj …. Com esse Balanco pessimo da VIIA, amanha ela vai decolar kkkkk quem manda é o mercado
Até quando...?
Amanhã é ladeira. Basta olhar o movimento de compra das lojas físicas. Neste desgoverno espero que sobreviva.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.