Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Weg ampliará presença global com aquisição de ativos da Regal Rexnord

Publicado 25.09.2023, 12:13
© Reuters. Logo da Weg na B3 em São Paulo
25/07/2019 REUTERS/Amanda Perobelli
WEGE3
-

SÃO PAULO (Reuters) - A Weg (BVMF:WEGE3) vai acelerar seu processo de internacionalização com a aquisição de operações da norte-americana Regal Rexnord, a maior compra de ativos já realizada na história da companhia brasileira, afirmaram executivos nesta segunda-feira.

A empresa vai expandir negócios nos Estados Unidos, China e Índia, mercado onde ingressou com uma fábrica no ano passado, sem sofrer com sobreposição significativa de clientes, afirmou o diretor superintendente da divisão Weg Motores, Alberto Kuba, em conferência com analistas.

Além disso, a empresa brasileira não precisará fazer investimentos de curto prazo para expansão de capacidade dos ativos adquiridos uma vez que operam hoje, em média com um nível de ociosidade de 50%, afirmou o executivo.

A Weg anunciou mais cedo a compra de 10 fábricas em sete países (Estados Unidos, México, China, Índia, Itália, Holanda e Canadá), além de filiais comerciais em 11 mercados, da Regal Rexnord por cerca de 400 milhões de dólares. A expectativa é que a transação seja concluída no primeiro trimestre de 2024, quando a Weg fará o pagamento aos vendedores.

A aquisição vai ampliar a base de pessoal da Weg em cerca de 2.800 funcionários, afirmou Kuba, evitando comentar sobre eventuais processos de demissão após a conclusão da operação.

A empresa também vai manter as marcas Marathon, Cemp e Roto, adquiridas da Regal Rexnord. "Vamos manter porque estamos adquirindo marcas muito tradicionais", disse Kuba.

As ações da Weg lideravam as altas do Ibovespa nesta segunda-feira, avançando cerca de 5% às 12h40.

Analistas do Safra afirmaram que o negócio traz repercussões positivas para a Weg. "Ao incorporar marcas reconhecidas e linha de produtos complementares, a companhia incentiva sua expansão internacional enquanto mantém um crescimento contínuo e sustentável", afirmaram.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Já a equipe do Goldman Sachs (NYSE:GS) considerou o negócio como uma "notícia positiva estrategicamente, uma vez que pode fazer a Weg expandir sua exposição a mercados com moedas fortes, diversificar seu portfólio de vendas e proteger a companhia da volatilidade macroeconômica do Brasil".

Kuba afirmou que a Weg vai ter na Índia, após a conclusão da operação, portfólio completo de motores. "É o mercado de maior crescimento hoje no mundo... Acabamos de chegar lá e até agora estamos apenas com motor de uso geral", disse o executivo. Ele afirmou que a Weg já está ocupando plenamente a capacidade de sua fábrica própria no país e que os novos ativos permitirão que a empresa "escale as operações no mercado doméstico".

Já nos EUA, a Weg vai poder reforçar participação no mercado local, ingressando em produtos especiais. "Levaria muitos anos para desenvolvermos pois são produtos muito focados para o mercado doméstico", afirmou Kuba.

Na Europa, a Weg vai acessar clientes dos setores marítimo e de óleo e gás que precisam de produtos que "dependem de muita homologação local", acrescentou.

Enquanto isso, em geradores, a aquisição dos ativos da Regal Rexnord vai catapultar a Weg para um "novo patamar principalmente nos mercados norte-americano e chinês", disse João Paulo da Silva, diretor superintendente da Weg Energia, sem dar detalhes sobre participação. O executivo, porém, afirmou que a aquisição vai permitir à Weg entrar no mercado OEM, de fabricantes de equipamentos de marcas reconhecidas como Caterpillar.

"Vai ser um 'game changer' para geradores, pois vamos passar a ser um grupo importante no mundo", disse Silva.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Questionado sobre margens das operações adquiridas, o diretor superintendente administrativo financeiro da Weg, André Rodrigues, afirmou que a intenção da companhia é levá-las para os mesmos níveis que a empresa já possui em cada mercado. Rodrigues não citou números.

Segundo a Weg, no ano passado, os ativos comprados da Regal Rexnord tiveram margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 9,5%. Em 2022, a margem da Weg foi 18,8%.

Rodrigues mencionou, porém, que a Weg entende que parte dos eventuais ganhos de margens obtidos com os novos negócios "não vai ser sustentável" no curto prazo, mas não deu detalhes.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.