Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Witzel vê perdas de R$10 bi no Rio por coronavírus e queda do petróleo

Publicado 16.03.2020, 18:31
Atualizado 16.03.2020, 18:31
© Reuters. Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O impacto para as finanças do Rio de Janeiro da crise do coronavírus e do barril do petróleo, que tem sofrido sucessivas quedas também por conta do avanço da doença, é estimado em 10 bilhões de reais em 2020, disse à Reuters o governador do Estado, Wilson Witzel.

O governante explicou que a queda do barril de petróleo, que tem por trás também uma disputa entre Arábia Saudita e Rússia --além de preocupações com a demanda--, pode levar o Estado a arrecadar somente metade do que esperava com royalties e participações especiais, caso a cotação do produto fique nos patamares atuais.

Assim, o Rio de Janeiro, maior produtor brasileiro da commodity, deixaria de arrecadar cerca de 7 bilhões de reais em tributos neste ano, se o petróleo Brent seguir cotado em torno de 30 dólares o barril, conforme negócios registrados nesta segunda-feira.

Já a doença, segundo o governador, provocará uma redução na arrecadação estadual, especialmente de ICMS, da ordem de 3 bilhões de reais, em meio a medidas que incentivam o isolamento social.

"O impacto previsto é de 7 bi para petróleo e outros 3 bilhões com coronavírus. O barril a 30 dólares é muito baixo e muito grave. Haverá uma união entre os governadores e solidariedade, como tem sido em outros casos, para essa nova situação", disse Witzel.

Neste ano, a estimativa do Estado era de receber 14,3 bilhões de reais em royalties e participações especiais (considerando o Brent na casa dos 60 dólares/barril).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Com essa situação, o governador do Rio avalia que o governo federal tem de lançar mão de medidas excepcionais.

"Vemos a necessidade, nessas condições, de o governo criar um fundo de compensação aos Estados", disse ele, que avalia que o Brasil deveria destinar parte das reservas internacionais para ajudar a contornar a situação.

Nesta segunda-feira, Estado entrou em situação de "emergência", segundo decreto do governador que pretende restringir ainda mais a circulação de pessoas em meio ao avanço do coronavírus no país.

O Rio já havia determinado uma espécie de isolamento social para evitar a disseminação da doença. O decreto concede férias escolares de 15 dias nas redes privada e pública e restringe o funcionamento de serviços como teatro, cinema e shows.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, Lucas Tristão, comentou ainda que, se o petróleo tiver uma recuperação para 40 dólares o barril, a perda de arrecadação seria menor.

"O cálculo de 7 a 7,5 bilhões leva em conta o cenário mais pessimista, com o barril se mantendo nesse patamar, na casa dos 30 dólares. É quase metade da nossa previsão de arrecadação com PE e royalties...", disse ele.

"A briga entre Rússia e Arábia Saudita continua, e o fundo soberano russo está já sangrando. Se a Rússia tirar o pé e o barril subir um pouco... se subir para 40 dólares, a nossa perda pode ser 3,5 bilhões a 4 bilhões de reais", calculou.

O impacto na área fiscal do Estado não inclui gastos extraordinários com o setor de saúde para enfrentar o avanço do coronavírus.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro já havia aprovado um déficit nas contas estaduais este ano de cerca de 11 bilhões de reais, mas levando em conta um petróleo a 60 dólares, o que indica que os problemas financeiros do Estado tendem a aumentar.

No Estado, já são 31 casos confirmados, segundo balanço desta segunda-feira do Ministério da Saúde.

Últimos comentários

governadores, prefeitos e vereadores do RJ so vendo receitas cairem, agora medidas pra contencao ou reducao de gastos publicos ninguem quer aprovar neh? Sempre o estado do RJ esperando socorro alheio, com pessimos gestores dos recursos publicos. Relutam em cortar beneficios pra dps mendigar ajuda na porta dos outros.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.