Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

XP: Perspectiva de cortes de juros ainda não foi totalmente precificada

Publicado 22.06.2023, 15:23
© Reuters.

Investing.com – Ainda há espaço para a bolsa de valores continuar subindo com uma eventual queda na taxa de juros, que não estaria totalmente precificada. Essa é a visão da XP Investimentos (BVMF:XPBR31), que destacou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 22, que a perspectiva de taxas de juros mais baixas vem impulsionando as ações. A XP estima valor justo do Ibovespa de 130 mil pontos ao final do ano.

Em ciclos de flexibilização monetária, o Ibovespa tende a movimentos de altas. “Vemos espaço para a bolsa subir mais, ainda que não tenhamos entrado no ciclo de corte”, afirma Jennie Li, estrategista de ações da XP.

Li segue vendo valor na bolsa como um todo, que estaria bastante descontada.  “Estamos baratos em relação à nossa média histórica e também em relação a pares globais”.  

Quais setores e ações se beneficiam da queda nos juros

Na visão da XP, os principais temas de suas estratégias continuam sendo commodities, histórias de crescimento secular e ações de qualidade a um preço razoável. Durante a apresentação, a XP apontou que setores cíclicos como papel e bens de capital, celulose, mineração e siderurgia, varejo e transportes devem ter um olhar mais atento do investidor. Ainda, mostrou as ações que considera com maior correlação em relação a taxa de juros, incluindo Cury (BVMF:CURY3), Cyrela (BVMF:CYRE3), Eztec (BVMF:EZTC3), Iguatemi (BVMF:IGTA3), Lavvi (BVMF:LAVV3), Multiplan (BVMF:MULT3), B3 (BVMF:B3SA3), Petrorecôncavo (BVMF:RECV3), Bemobi (BVMF:BMOB3), Locaweb (BVMF:LWSA3), Azul (BVMF:AZUL4), CCR (BVMF:CCRO3), Ecorodovias (BVMF:ECOR3), Hidrovias do Brasil (BVMF:HBSA3), Rumo (BVMF:RAIL3), Santos Brasil (BVMF:STBP3), Grupo Mateus (BVMF:GMAT3), Multilaser (BVMF:MLAS3) e Grupo Soma (BVMF:SOMA3).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Além dos setores mencionados, um tipo de ação muito sensível a juros é de small caps”, cita Li, indicando que as companhias são mais relacionadas a consumo doméstico.

Na carteira top 10, a XP reduziu exposição aos setores de saúde e utilidade pública, incluindo nas sugestões a Petrobras (BVMF:PETR4) devido ao valuation considerado descontado. Na carteira de dividendos, houve diminuição da exposição a nomes mais defensivos, adicionando Petrobras e Gerdau (BVMF:GGBR4).

Nas carteiras de small caps e ESG, a XP aponta a Yduqs (BVMF:YDUQ3) como nome de maior apetite ao risco.

Renda fixa ainda no radar

A XP segue construtiva com a renda fixa, ainda com perspectiva de queda de juros no mês de agosto. Mesmo que a queda de fato ocorra, a taxa nominal e a real ainda são consideradas atrativas, trazendo oportunidades.

Ativos pré-fixados e atrelados ao IPCA vem sendo valorizados na marcação a mercado com a melhora na perspectiva de risco, segundo Camilla Dolle, head de renda fixa da XP Investimentos. “Estamos vendo melhora semana a semana com essa perspectiva de juros estimada”.

A especialista completa que os spreads de crédito vêm retornando gradualmente ao patamar anterior aos eventos relacionados à Light (BVMF:LIGT3) e à Americanas (BVMF:AMER3).  

Últimos comentários

Xp sempre falando bobagens
Esse é o famoso migué
aham!!!! sei como é que é....
A economia e as empresas dependem de previsibilidade. Um trader pilantra é alçado a presidente do BC e transforma nossa economia num paraiso dos especuladores. Joga o juro real para niveis negativos com Selic de 2% e, depois, alucinadamente dispara a Selic para 14%, o maior juo real do mundo. Com certeza os traders adoram esta volatilidade que destroi com as empresas, o pais e seu povo.
Faz parte do plano. O rombo que teria esse ano, somado com a inflação que não diminuiria, pois não iriam diminuir o preço dos combustíveis, justificaria as ações mais radicais da teoria do choque, da qual o JEGUES é um dos praticantes, desde quando ele atuou com o PINOCHET no CHILE.
claro que já está precificado, mercado se antecipa. subir daqui para frente é outros motivos
Campos ideológico visa emperrar sucesso do Governo.
XP sem nenhuma credibilidade
Não bastam os dias que Bozo falava besteira e Lula falava besteira. Agora, temos mais um pilantra aventureiro criando instabilidade no pais!!! Justamente quem deveria ser responsável por dar previsibilidade é quem vai contra o mercado e derruba a bolsa e enfraquece a moeda. O avô do pilantra deve estar se contorcendo no caixao com tamanha incompetencia do neto.
O avô também era pilantra. Deve estar no inferno.
O sabotador do BC passando vergonha mundial!!! O maior juro real do mundo. Já não tem como justificar se é burro ou mau caráter.
Campos Neto o grande Mito Mundial!!!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.