🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Alemanha está preocupada com possíveis sabotagens cibernéticas

Publicado 04.09.2018, 16:17
© Reuters. Pessoa encapuzada diante de projeção de códigos computacionais em foto ilustrativa
EVEN3
-

Por Andrea Shalal

BERLIM (Reuters) - Um número crescente de países pode invadir redes de computadores privadas e instalar softwares maliciosos para sabotar a infraestrutura de outra nação, informou o chefe de espionagem da Alemanha nesta terça-feira.

A China, a Rússia e outros países continuaram tentando invadir computadores de empresas alemãs para roubar informações industriais, disse Hans-Georg Maassen, chefe da agência de inteligência doméstica BfV, em uma conferência de segurança.

Mas as autoridades de inteligência estão cada vez mais preocupadas com as chamadas "bombas cibernéticas", que podem ser plantadas na rede de uma empresa sem serem detectadas até serem ativadas para executar uma ação mais tarde.

"No caso da China e Rússia, vemos claramente medidas como espionagem, mas também pode ser sabotagem com o objetivo de atacar empresas de infraestrutura na Alemanha em algum momento futuro", disse Maassen. "Esse é um cenário que vemos com preocupação".

Ele disse que esses ataques podem vir de vários países. Em seu relatório anual, a agência citou avanços rápidos nas capacidades cibernéticas do Irã, embora não tenha explicitado especificamente as preocupações com esses ataques.

Especialistas do espaço cibernético alertam que a Alemanha --com seu alto nível de especialização em tecnologia-- é um alvo particularmente atraente para hackers de todos os tipos, incluindo agentes estatais.

A Alemanha está preocupada que a China também esteja tentando ganhar posições dominantes nos setores de tecnologia, assumindo participações nas empresas alemãs, disse Maassen.

"Esse é um projeto político em que o governo está investindo muito dinheiro, não apenas para desenvolvimento, mas para comprar informações para seu próprio progresso técnico, ou para obter uma posição em áreas específicas que tornem impossível para outros continuarem se desenvolvendo nesses setores", disse ele.

Burkhard Even (SA:EVEN3), que lidera a unidade de contra-espionagem da BfV, disse durante a conferência que a quantidade de conhecimento industrial cedida a chineses através de aquisições nos últimos dois anos já excedeu os danos causados ​​pela espionagem.

Ele disse que havia "uma conexão muito clara" entre ataques cibernéticos e ofertas públicas de aquisição, com muitas empresas frequentemente alvejadas por ataques cibernéticos antes de qualquer atividade de fusão e aquisição.

A Alemanha e outros países da União Europeia estão reformulando suas regras de investimento para proteger tecnologias sensíveis contra aquisições chinesas. Em dezembro, a BfV também alertou sobre os esforços da China para usar contas falsas do LinkedIn para recrutar executivos e pesquisadores alemães como espiões.

© Reuters. Pessoa encapuzada diante de projeção de códigos computacionais em foto ilustrativa

(Por Andrea Shalal)

REUTERS TH

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.