🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

China pede que gigantes da tecnologia parem de bloquear links de rivais

Publicado 13.09.2021, 09:56
© Reuters.
0700
-
TCEHY
-
BABA
-
BABA34
-
HSTECH
-

PEQUIM (Reuters) - Em um novo movimento regulatório, a China pediu aos seus gigantes da tecnologia nesta segunda-feira que acabem com a longa prática de bloquear os links de concorrentes em seus sites ou enfrentem as consequências. Os comentários, feitos pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) em uma coletiva de imprensa, marcam o passo mais recente na ampla repressão regulatória de Pequim, que afetou setores que vão desde tecnologia à educação e propriedade e reduziu em bilhões de dólares o valor de mercado de algumas das maiores empresas do país. A internet na China é dominada por um punhado de gigantes da tecnologia que historicamente bloquearam links e serviços de rivais em suas plataformas.

Restringir o acesso normal a links de internet sem um motivo adequado "afeta a experiência do usuário, prejudica os direitos dos usuários e perturba a ordem do mercado", disse o porta-voz do MIIT, Zhao Zhiguo, acrescentando que o ministério recebeu denúncias e reclamações de usuários desde que lançou uma revisão das práticas do setor em julho. "No momento, estamos orientando empresas relevantes a realizar uma autoavaliação e retificação", disse ele, citando as plataformas de mensagens instantâneas como uma das primeiras áreas em que se concentraram. Ele não especificou quais serão as consequências para as empresas que não cumprirem com as novas diretrizes.

O MIIT não citou nenhuma empresa, mas o jornal 21st Century Business Herald noticiou no sábado que o Alibaba Group Holding (NYSE:BABA)  (SA:BABA34) e a Tencent Holdings  (HK:0700)  (OTC:TCEHY) estão entre as empresas que foram solicitadas na semana passada a encerrar essa prática sem prazo especificado. As ações do Alibaba Group e da Tencent Holdings caíram nesta segunda-feira em mais de 6% e 3%, respectivamente, contra uma queda de 3% no índice Hang Seng TECH.

A prática que o MIIT deseja corrigir é comum.

A Tencent disse que apoia a orientação do MIIT e fará as mudanças necessárias em fases. O Alibaba afirmou que cumprirá com os requisitos do MIIT e "espera encontrar terreno comum com outras plataformas".

(Por Brenda Goh e Shen Yan; reportagem adicional de Yingzhi Yang)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.