🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Dinheiro digital de BCs pode abrir passagem a novas empresas de pagamentos, diz BIS

Publicado 31.03.2021, 18:04
© Reuters. Agustín Carstens, diretor-geral do BIS
BTC/USD
-

Por Tom Wilson

LONDRES (Reuters) - Moedas digitais emitidas por bancos centrais podem disparar o surgimento de uma série de novas empresas de pagamentos e chacoalhar o setor, afirmou o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), nesta quarta-feira.

Grandes bancos centrais do mundo ampliaram esforços para desenvolver suas próprias moedas digitais, conhecidas como CBDCs, para modernizarem seus sistemas financeiros e evitarem a ameaça gerada por criptomoedas e para acelerar pagamentos domésticos e internacionais.

A maior parte dos esforços ainda está na prancheta e o Banco da Inglaterra é um dos que têm pedido colaboração com o setor privado. Os planos do banco central da China para lançamento de um iuan digital são os mais avançados.

"Um objetivo é criar uma infraestrutura que permita mais competição, o que pode significar mais fornecedores de meios de pagamento", disse o diretor-geral do BIS, Agustín Carstens, em discurso na Basileia.

"O resultado disso é que uma enxurrada de novas empresas poderá gerar uma disrupção nos mercados", acrescentou.

A perspectiva de bilhões de pessoas no mundo usando a moeda do Facebook, diem, anteriormente conhecida como libra, tem assustado bancos centrais sobre o potencial risco à estabilidade financeira e sobre o controle deles da política monetária.

© Reuters. Agustín Carstens, diretor-geral do BIS

A diem é também conhecida como sendo uma "stablecoin", um tipo de criptomoeda criada para evitar volatilidade típica de dinheiro eletrônico como o bitcoin e por isso é considerado como mais prático para pagamentos e comércio.

Serviços de pagamentos de grandes empresas de tecnologia, embora convenientes para os usuários, podem rapidamente dominar e achatar a competição bem como prejudicar a proteção de dados dos usuários, afirmou Carstens.

"Estas iniciativas arriscam minar os benefícios que a competição pode trazer para os serviços financeiros", afirmou. "Os riscos podem ser especialmente grandes no caso de stablecoins apoiadas por grandes empresas de tecnologia.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.