Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Huawei entra de vez no mercado de veículos elétricos

Publicado 29.04.2021, 16:06
© Reuters. .
601127
-

Por Julie Zhu

HONG KONG (Reuters) - A chinesa Huawei está negociando assumir o controle da unidade de veículos elétricos de uma pequena montadora, disseram duas fontes com conhecimento direto do assunto, o que é visto como uma mudança estratégica para a maior fabricante mundial de equipamentos de telecomunicações.

A Huawei, prejudicada pelas sanções dos EUA, negocia com a empresa Chongqing Sokon (SS:601127) para adquirir o controle acionário da Chongqing Jinkang New Energy Automobile, disseram as fontes.

A aquisição permitirá que a Huawei fabrique carros inteligentes com sua própria marca, acrescentaram. A Jinkang conta com a marca americana Seres, anteriormente conhecida como SF Motors, como seu principal produto.

Isso seria a primeira evidência de que a Huawei procura ir além de oferecer sistemas operacionais automotivos, para ter uma presença de ponta a ponta no segmento de veículos elétricos.

Huawei e Sokon não responderam de imediato a pedidos de comentários.

A entrada no mercado de carros inteligentes sinaliza uma grande mudança no foco da Huawei após dois anos de sanções dos EUA que cortaram seu acesso às maiores cadeias de suprimentos, forçando-a a vender parte do negócio de smartphones.

O presidente rotativo da empresa, Eric Xu, anunciou acordos com três montadoras chinesas estatais, incluindo o Baic, para fornecer o "Huawei Inside", sistema operacional para veículos inteligentes, no Salão do Automóvel de Xangai no início do mês.

Como parte do acordo, a Huawei também planeja comprar uma participação não informada da Chongqing Sokon Holdings, maior acionista da Sokon listada em Xangai, disse uma das fontes.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Richard Yu, chefe do grupo de negócios ao consumidor da Huawei que levou a empresa a se tornar uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo e recentemente mudou seu foco para veículos elétricos, está liderando as negociações com Sokon, disseram as duas fontes.

A Huawei também está procurando controlar a ArcFox, marca de elétricos do Baic, que recentemente lançou seu modelo Alpha S equipado com o sistema Huawei Inside, disseram as fontes. Mas a Baic está mais interessada em ter a Huawei apenas como acionista minoritária da ArcFox, acrescentaram.

A Huawei pretende lançar o primeiro carro inteligente com sua própria marca e para venda em massa até o final deste ano, disse uma das fontes.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.