Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Itália investiga Meta em caso de US$925 mi relacionado a imposto sobre vendas

Publicado 22.02.2023, 15:42
© Reuters. Logo da Meta em Davos, na Suíça
22/05/2022
REUTERS/Arnd Wiegmann
META
-

Por Emilio Parodi

MILÃO (Reuters) - A Meta, dona do Facebook (NASDAQ:META), pode enfrentar uma cobrança de 870 milhões de euros (925 milhões de dólares) em impostos na Itália depois que os promotores iniciaram uma investigação sobre a empresa, disseram duas fontes com conhecimento direto do assunto nesta quarta-feira.

A investigação foi aberta por magistrados de Milão a pedido da Procuradoria Europeia (EPPO, na sigla em inglês).

Os investigadores acreditam que a adesão gratuita às plataformas da Meta é uma contrapartida ao acesso aos dados dos usuários e deve ser classificada como uma troca de serviços, estando, portanto, sujeita ao IVA (imposto sobre valor agregado), disseram as duas fontes.

"Discordamos veementemente da ideia de que o fornecimento de acesso aos usuários a plataformas online deva ser cobrado com IVA", disse um porta-voz da Meta em comunicado enviado por email à Reuters.

O porta-voz acrescentou que a empresa leva a sério as suas obrigações fiscais, paga todos os impostos exigidos nos países onde opera e cooperará plenamente com as autoridades.

A EPPO, com sede em Luxemburgo, disse que não comenta as investigações em andamento nem confirma publicamente em quais casos está trabalhando.

A notícia de uma auditoria tributária administrativa na Meta foi publicada inicialmente nesta quarta-feira pelo jornal italiano Il Fatto Quotidiano.

A polícia fiscal e a agência tributária da Itália calcularam um modelo segundo o qual a Meta teria que pagar cerca de 220 milhões de euros de impostos sobre vendas na Itália em 2021, segundo as fontes.

O valor para o período que remonta a 2015 foi calculado em 870 milhões de euros.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Uma das fontes explicou que o ponto mais relevante foi o estabelecimento de um vínculo entre o acesso gratuito e a transferência de dados como transação tributável, o que pode ter repercussões para outras multinacionais e outros países da Europa.

A Meta acredita que não há ligação direta entre os dados fornecidos pelos utilizadores e o acesso dado à plataforma, e sem esta ligação não haveria IVA devido, disse uma terceira fonte à Reuters.

A empresa pode decidir aceitar o resultado da investigação e pagar o valor solicitado ou contestá-la e abrir uma disputa administrativa.

(Reportagem adicional de Giselda Vagnoni, em Roma, e Supantha Mukherjee, em Estocolmo)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.