Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Moraes determina que PF tome depoimento de representantes da rede social X no Brasil

Publicado 17.04.2024, 09:00
Atualizado 17.04.2024, 09:00
© Reuters. Empresário Elon Musk
13/04/2024
REUTERS/Mario Anzuoni

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta terça-feira que a Polícia Federal tome o depoimento de representantes da rede social X no Brasil.

A decisão de Moraes ocorreu em inquérito aberto por Moraes contra o dono do X, o bilionário Elon Musk, após ele ter ameaçado descumprir ordens judiciais de bloqueio de contas da rede social.

O magistrado atendeu a pedido de diligências que havia sido requerido pela Procuradoria-Geral da República.

A PGR quer saber dos representantes legais do X no Brasil se Musk tem poderes para determinar a reativação de perfis de usuários que foram proibidos de atuar por determinação da Justiça brasileira e se assim procedeu.

O órgão também quer saber se a empresa já realizou algum levantamento de bloqueio de perfil suspenso nesse tipo de situação. Caso tenha ocorrido, que se informe quem foi o responsável por essa ordem, além de ser necessário revelar "quais os perfis proscritos que voltaram a se tornar operantes".

Por ora, segundo uma fonte da PF, não foi marcado o depoimento de representantes da rede social.

Na véspera, a Reuters havia noticiado que a defesa no Brasil da plataforma X, o antigo Twitter, havia informado a Moraes que a rede vai continuar a cumprir integralmente quaisquer ordens emitidas pela corte e também pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No documento, a filial brasileira do X também informou ao STF que a X Corp, dos Estados Unidos, foi intimada pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos EUA a fornecer informações sobre as ordens do Supremo brasileiro em relação à moderação de conteúdo, e comprometeu-se a manter Moraes informado de quaisquer informações que recebesse sobre o tema "em cumprimento ao seu dever de transparência e lealdade processual".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Moraes determinou a abertura de inquérito contra Musk por crimes de obstrução de Justiça, inclusive em organização criminosa, e incitação ao crime depois de ele ter dito que publicaria as demandas do magistrado e supostamente mostraria como essas solicitações violariam "a lei brasileira".

A última manifestação da defesa do X do Brasil destoa da posição inicialmente adotada pela plataforma no caso. Advogados do X chegaram a pedir uma isenção sobre o caso e queriam que Moraes tratasse diretamente com a matriz da companhia nos EUA ao alegarem que não tinham qualquer capacidade de interferir na administração da plataforma, tampouco autoridade sobre decisões relativas a ordens judiciais.

O ministro do Supremo, contudo, rejeitou o pedido do X do Brasil e chegou a dizer que a posição inicial beirava a má-fé.

Últimos comentários

Elon A luz clareando a escuridão do Lúcifer de Moraes o careca maldito
aguardem mais 72 horas que um relatório será divulgado pela X. Se não for, continuem aguardando por 72 horas, assim sucessivamente
O drogado querendo faturar bilhões com crimes na Internet? 🐃🐄🐂🤪🤪🤪🤪
Já fumo hoje 🤡KKKK
Ele deu xeque e o careca. foi censurado pelo stf porque está dando mole pro Kojac! E Elon Kojac não perdoa!
AM a onde é maior do q vc pensa. Olha o caldo.
cara não mexe com anti Cristo!!!tu vai perder até a careca
Vivemos a mais cruel das ditaduraa!!! A de AdM
Lúcifer de Moraes a louca careca mexer com o Elon que é o sol e ele é as trevas
Faz o eLon que resolve
Faz o L que resolve
Xandao nosso herói ihuuuuu
O cabeção pegou a corda errada, e está indo longe demais. O sistema vai joga-lo às feras assim que não servir mais.
Taí seria interessante enquadrar o próprio Elanémoska
Xandão lembra de MULTAR esse por.queira do munsk- valor US$ 1 bilhão por dia, bloqueio online a cada zero hora e minuto seguinte
P.etra.lha sendo pe.tra.lha, até aqui tem censura esse cabeça de ovo, não dá mais para escrever pe.tra.lha, sem ponto
esses sites quase faliram na época do Bolsonaro pois nao tinha a teta do contribuinte por isso defende o p lixo
Marciano Pescador, volte lá pro teu planeta, seu bunda
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.