Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Roteiristas de Hollywood em greve dizem que streaming trava ascensão na carreira

Publicado 08.05.2023, 11:39
Atualizado 08.05.2023, 11:40
© Reuters. Membros do Writers Guild of America protestam na Califórnia, EUA
03/05/2023. REUTERS/Mario Anzuoni/

Por Lisa Richwine

LOS ANGELES (Reuters) - Ronald D. Moore começou sua carreira de roteirista de televisão em 1989, em um trabalho de nível júnior em "Jornada nas Estrelas: A Nova Geração", antes de subir na hierarquia para produzir sucessos como "Battlestar Galactica" e "Outlander".

Esse caminho para o sucesso é difícil de encontrar na Hollywood de hoje, dizem Moore e outros roteiristas, e é uma das razões pelas quais o Writers Guild of America (WGA) convocou uma greve que começou em 2 de maio e ameaça minar a temporada de TV.

"Se eu estivesse começando hoje, seria um negócio muito mais difícil do que quando comecei minha carreira", disse Moore, de 58 anos, enquanto fazia piquete do lado de fora da Universal Studios, da Comcast Corp (NASDAQ:CMCSA), em Burbank, Califórnia.

Como treinar e apoiar uma nova geração de roteiristas é um ponto crítico nas negociações contratuais entre WGA, que representa 11.500 roteiristas de cinema e TV, e os principais estúdios de Hollywood. Ambos os lados concordam que as mudanças trazidas pela revolução do streaming de TV reduziram as oportunidades de trabalhar em sets e ver em primeira mão como a televisão é feita.

Uma década atrás, quando séries dominavam a televisão, as temporadas geralmente duravam 22 episódios. Depois que um ou dois eram escritos, as filmagens começavam e a equipe de roteiristas ia para o set para ajudar na produção. Eventualmente, poderiam trabalhar para executar sua própria série.

Netflix (NASDAQ:NFLX) e outros serviços de streaming começaram a criar séries mais curtas em "mini salas" com menos roteiristas. Para uma série de streaming, 10 a 12 episódios são escritos de uma só vez e muitos dos roteiristas são dispensados antes do início das filmagens.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ao mesmo tempo em que reduz seu potencial de remuneração, esse sistema também "está limitando os níveis de experiência desses roteiristas", disse John August, membro da equipe de negociação do WGA. "Eles não vão aprender a fazer uma série."

Últimos comentários

Tá de sacanagem, pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.