🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Sigma realizará 1º embarque de lítio para processadora da coreana LG, diz CEO

Publicado 20.04.2023, 12:22
© Reuters. Mina da Sigma Lithium em Itinga, Minas Gerais 
18/04/2023
REUTERS/Washington Alves
TSLA
-
99MIN-LTMT
-

Por Washington Alves

ARAÇUAÍ, Minas Gerais (Reuters) - A Sigma Lithium Corp realizará seu primeiro embarque de lítio do Brasil para uma processadora da LG Energy Solution, disse à Reuters a CEO da mineradora, Ana Cabral-Gardner, em momento em que a companhia inicia as operações.

A venda à empresa de baterias da sul-coreana LG também incluirá os rejeitos da produção, que serão transformados em produto de maior valor agregado, acrescentou a executiva.

A companhia informou na semana passada ter recebido licença de operação para vender e exportar lítio, e que a produção --que deverá ser 100% vendida ao exterior-- seria iniciada em dias na mina de lítio Grota do Cirilo, na região do Vale do rio Jequitinhonha, em Minas Gerais.

"O nome que podemos divulgar é LG e seu ecossistema, então hoje esses embarques estão indo para processadores e refinadores da LG", disse a executiva.

A empresa também havia informado anteriormente que seu primeiro embarque ocorreria em maio, com um volume de aproximadamente 15 mil toneladas de "lítio verde".

"A surpresa bacana é que teremos embarques não só do produto principal como também dos rejeitos, o que vai nos transformar em uma operação zero rejeito."

Cabral-Gardner destacou que 300 mil toneladas de rejeitos de ultrafinos da primeira fase de operação passarão por "upcycling", e transformados em produto de valor agregado maior, nesse caso, em um insumo pré-químico para baterias de carros populares, explicou.

© Reuters. Mina da Sigma Lithium em Itinga, Minas Gerais 
18/04/2023
REUTERS/Washington Alves

A companhia deverá aumentar gradualmente as atividades nos próximos meses e atingir a taxa de produção anual de 277.000 toneladas de concentrado de espodumênio (mineral fonte de lítio) até julho.

Posteriormente, a empresa irá expandir para a segunda e terceira fases do projeto, quase triplicando a capacidade de produção para 766 mil toneladas em meados de 2024, adicionou Cabral-Gardner.

No início deste ano, reportagens na mídia sugeriram que a Tesla (NASDAQ:TSLA) ou a rival chinesa de lítio Ganfeng Lithium Group poderiam fazer uma oferta pela Sigma. Cabral-Gardner se recusou a comentar o assunto.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.