Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

"É hora disso acabar": Equipe de Trump pede absolvição em julgamento de impeachment

Publicado 28.01.2020, 20:36
Atualizado 28.01.2020, 20:43
"É hora disso acabar": Equipe de Trump pede absolvição em julgamento de impeachment

Por Susan Cornwell e Patricia Zengerle

WASHINGTON (Reuters) - Dizendo que "é hora disso acabar", a equipe jurídica do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apelou ao Senado norte-americano nesta terça-feira para que ele seja absolvido no julgamento do impeachment, tentando marginalizar as alegações explosivas do ex-conselheiro de Segurança Nacional John Bolton sobre a conduta de Trump. 

Os advogados de Trump encerraram o terceiro e último dia reservado para os argumentos de abertura do processo com a questão crucial sobre a convocação ou não de testemunhas --incluindo Bolton-- ainda não resolvida no Senado controlado pelos colegas de Partido Republicano do presidente, que quase certamente devem votar para mantê-lo no cargo enquanto ele se prepara para disputar sua reeleição no dia 3 de novembro. 

"A eleição está a apenas meses de distância. O povo americano tem o direito de escolher seu presidente. Reverter eleições do passado e interferir significativamente na próxima eleição poderia causar danos sérios e duradouros para o povo dos Estados Unidos e para nosso grande país. O Senado não pode permitir que isso aconteça", disse o advogado da Casa Branca Pat Cipollone ao Senado. 

"É hora disso acabar, aqui e agora. Então, pedimos que o Senado rejeite esses artigos de impeachment." 

A próxima fase do julgamento envolve perguntas dos 100 senadores aos advogados que representam Trump e aos sete parlamentares democratas da Câmara dos Deputados que atuam como procuradores no processo.

A Câmara, liderada pelos democratas, aprovou o impeachment do empresário que se tornou político por acusações de abuso de poder e de obstrução ao Congresso em um caso onde Trump teria pedido que a Ucrânia investigasse seu rival político Joe Biden. 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Adam Schiff, no papel de principal procurador dos democratas no caso contra Trump, na semana passada disse que a pergunta continuava sobre se o julgamento era justo ou injusto, já que os republicanos até agora recusam a permissão de depoimentos de testemunhas e a apresentação de novas evidências. 

"Um julgamento justo envolve testemunhas e envolve documentos", disse Schiff a jornalistas. 

O Senado pode resolver a questão de convocar ou não testemunhas em uma votação na sexta-feira ou no sábado. 

A equipe jurídica de Trump buscou minimizar a importância do manuscrito de livro não publicado de Bolton que descreve o papel central de Trump em uma campanha para pressionar a Ucrânia a investigar Biden, um dos principais postulantes à nomeação democrata para enfrentar Trump nas eleições presidenciais que acontecerão em novembro. 

"Você não pode impedir um presidente por uma acusação sem fontes", disse o advogado pessoal de Trump Jay Sekulow ao Senado. 

Contradizendo diretamente a versão de Trump, Bolton escreveu no manuscrito que o presidente havia pedido que ele congelasse 391 milhões de dólares em auxílio de segurança à Ucrânia até que o governo de Kiev investigasse democratas incluindo Biden e seu filho Hunter Biden, segundo reportou o New York Times. 

As alegações de Bolton reafirmam a peça central das acusações de impeachment contra Trump. Democratas dizem que Trump abusou de seu poder ao utilizar o auxílio de segurança - aprovado pelo Congresso para ajudar a Ucrânia na batalha contra separatistas apoiados pela Rússia - como moeda de troca para difamar um rival político. 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Sekulow ressaltou que seu colega na equipe jurídica de Trump Alan Dershowitz disse a senadores na noite de segunda-feira que mesmo se o que Bolton diz é verdade, aquilo não representaria uma conduta digna de impeachment. 

Bolton deixou seu cargo na Casa Branca no final de setembro. Trump diz ter demitido o ex-conselheiro, mas Bolton afirma ter saído após discordâncias políticas. 

Trump nega ter dito a Bolton que buscava utilizar o auxílio à Ucrânia como moeda para que Kiev investigasse Biden e seu filho. Ele nega qualquer "quid pro quo" - o termo em Latim que remete à troca de favores - em suas negociações com a Ucrânia. 

(Reportagem de Susan Heavey, Susan Cornwell, Makini Brice, Karen Freifeld, David Morgan, Patricia Zengerle e Richard Cowan)

Últimos comentários

Pessoal, se eu fosse um cidadão estadunidense, não tenham dúvidas, eu votaria, se candidada, na Elizabeth Warren. Os EUA iriam dar uma aula de como fazer uma política econônica nos moldes social-democratas. Os ruins Bolso-Guedes ficariam de inveja.
Social democrata ,kkkkkkk incompetentes é ladrões !
Os Democratas (vermelinhos ) em desespero, inventaram um Impeachment, no melhor presidente dos Estados Unidos , após Reagan , o tiro saiu pela culatra , Trump se reelege facil !!!
Go Trump!!! Chora mortadela!
Go Trump!!! Chora mortadela!
Go Trump!!! Chora mortadela!!!
Go Trump!!! Chora mortadela!!!
Trump será reeleito presidente dos EUA e fim.
Go Trump!!! Chora mortadela!!!
Go Trump!!! Chora mortadela!!!
Go Trump!!! Chora mortadela!!!
Go Trump!!! Chora mortadela!!!
Go Trump!!! Chora mortadela!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.