Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Barcelona é alvo de críticas por segurança insuficiente em Las Ramblas

Publicado 18.08.2017, 11:47
Atualizado 18.08.2017, 11:47
© Reuters. Multidão faz um minuto de silêncio, um dia depois que uma van atropelou pedestres em Las Ramblas, Barcelona

Por Andrés González

BARCELONA (Reuters) - As autoridades espanholas foram alvo de críticas de moradores e visitantes de Barcelona nesta sexta-feira, chocados com a falta de segurança na avenida mais famosa da cidade, palco de um ataque fatal com uma van.

Treze pessoas foram mortas na tarde de quinta-feira quando uma van dirigida por um possível militante islâmico subiu na faixa de pedestres ao longo da avenida Las Ramblas, no coração turístico de Barcelona, e se lançou sobre uma multidão que passeava pelo bulevar repleto de árvores.

Residentes e trabalhadores disseram que temiam há tempos que a área fosse atingida por ataques e questionaram por que as autoridades da cidade e a polícia não instalaram colunas ou barreiras permanentes para impedir que veículos tentem atropelar os passantes.

Outros disseram que as autoridades precisam equilibrar as necessidades de segurança, a proteção ao turismo –um setor suscetível a uma presença policial muito visível– e a preservação do estilo de vida dos moradores.

As autoridades municipais de Barcelona informaram que um policiamento extra já havia sido enviado a Las Ramblas antes dos ataques de quinta-feira e que a segurança está sempre sendo avaliada.

Militantes islâmicos realizaram uma série de ataques na Europa nos últimos 13 meses, inclusive vários com veículos que atropelaram multidões deliberadamente para causar o máximo de baixas. Um caminhão matou 86 pessoas em Nice, em julho do ano passado.

"Estava praticamente destinado a acontecer aqui, especialmente depois do que ocorreu em Nice", disse Gabriel Rabarte, segurança de 50 anos que trabalha em um shopping center próximo de Las Ramblas. "Eles deveriam ter instalado algumas (barreiras) lá, alguma coisa."

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Gally Battat, um norte-americano de 24 anos que mora perto da área e estava a algumas ruas de distância de onde o atentado ocorreu, disse que na semana passada notou não haver barreira em Las Ramblas e em outras áreas que são alvos prováveis para um ataque com carro.

As autoridades espanholas já instalaram blocos de concreto para proteger áreas vulneráveis, e Barcelona adotou tais medidas temporariamente em algumas avenidas centrais durante as comemorações de Ano Novo.

A cidade também proibiu o acesso de caminhões a áreas centrais no período, como fez Madri.        

"Segurança absoluta é impossível, significaria abrir mão de nossa liberdade e nos trancarmos em casa", disse a prefeita de Barcelona, Ada Colau, a uma televisão da Catalunha.

(Reportagem adicional de Inmaculada Sanz, Alba Asenjo e Emily Lupton em Madri e Karen Freifeld em Washington)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.