🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

China e Coreia do Sul ampliam sanções contra Coreia do Norte

Publicado 08.03.2016, 09:32
Atualizado 08.03.2016, 09:40
© Reuters.  China e Coreia do Sul ampliam sanções contra Coreia do Norte
PSON
-

Por Ju-min Park e Ruby Lian

SEUL/XANGAI (Reuters) - A China impediu a chegada de um navio cargueiro da Coreia do Norte a um de seus portos, e a Coreia do Sul anunciou sanções a empresas e indivíduos ligados ao programa de armas de Pyongyang, aprofundando as punições ao isolado país comunista.

O navio de carga norte-coreano Grand Karo chegou ao porto de Rizhao, no nordeste da China, alguns dias atrás, mas o porto não permitiu que a embarcação atracasse, disse um funcionário da Autoridade Marítima de Rizhao, recusando-se a se identificar por não estar autorizado a falar com a mídia.

O navio é um dos 31 incluídos em uma lista negra do Ministério do Transporte chinês desde que as embarcações passaram a ser alvos das sanções mais severas contra a Coreia do Norte aprovadas pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) na semana passada.

Pelo menos dois outros barcos da lista de cargueiros barrados já zarparam depois de ficarem ancorados nas imediações de portos chineses, segundo mostram dados de rastreamento de navegação do terminal da Reuters Eikon nesta terça-feira.

Outra das embarcações foi proibida de deixar um porto nas Filipinas até que falhas de segurança, descobertas durante uma inspeção de segurança e proteção no navio, sejam retificadas.

O Grand Karo está agora ancorado a cerca de 35 quilômetros de Rizhao, revelaram dados de rastreamento.

"A operadora da embarcação terá que decidir o que pode fazer", disse o funcionário da Autoridade Marítima de Rizhao.

"Se navios norte-coreanos não-sancionados entrarem no porto, os funcionários pedirão às autoridades superiores instruções sobre como lidar com eles", acrescentou o funcionário.

Em Seul, o governo afirmou nesta terça-feira que irá impor novas sanções a 40 indivíduos e 30 entidades devido a possíveis elos com o programa de armas da Coreia do Norte e que irá barrar embarcações que pararam em portos norte-coreanos nos últimos 180 dias.

(Reportagem adicional de Keith Wallis em Cingapura, Jack Kim and James Pearson (LON:PSON) em Seul, redação de Xangai, Brenda Goh em Xangai, Amy Lefevre em Bangcoc)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.