Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Defesa de condenação de repórteres da Reuters por Suu Kyi é "inacreditável", diz embaixadora dos EUA na ONU

Publicado 13.09.2018, 15:33
© Reuters. Suu Kyi durante evento em Hanói
PSON
-
TWTR
-

HANÓI/NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A líder do governo de Mianmar, San Suu Kyi, disse nesta quinta-feira que o julgamento de dois repórteres da Reuters presos no país não teve qualquer relação com a liberdade de expressão e que eles podem recorrer da condenação a 7 anos de prisão, o que levou a uma repreensão imediata dos Estados Unidos.

Suu Kyi, em suas primeiras declarações públicas desde que os jornalistas Wa Lone, de 32 anos, e Kyaw Soe Oo, de 28 anos, foram condenados na semana passada, fez referência à lei da era colonial sob a qual os dois foram condenados.

"Eles não foram presos porque são jornalistas, eles foram presos porque... o tribunal decidiu que eles violaram a Lei de Segredos Oficiais", disse Suu Kyi durante o Fórum Econômico Mundial da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) em Hanói, no Vietnã.

A embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas, Nikki Haley, descreveu o comentário de Suu Kyi como "inacreditável", no que aparentemente foi a mais firme repreensão pública de uma autoridade dos EUA à líder de Mianmar.

"Primeiro, em negação aos abusos que os militares birmaneses fizeram sobre os rohingyas, agora justificando a prisão dos dois repórteres da Reuters que informaram sobre a limpeza étnica. Inacreditável", escreveu Haley no Twitter (NYSE:TWTR) nesta quinta-feira.

Suu Kyi fez o comentário em resposta a uma pergunta do mediador que questionou se ela se sentia confortável com a prisão dos repórteres.

Os jornalistas foram considerados culpados em 3 de setembro de violar uma lei sobre segredos oficiais, em um caso marcante visto como um teste para o progresso democrático em Mianmar.

Sua prisão desencadeou grande indignação internacional, incluindo um pedido do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, por sua libertação.

"Me pergunto se muitas pessoas realmente leram o resumo do julgamento, que não teve nenhuma relação com liberdade de expressão, teve relação com a Lei de Segredos Oficiais", disse Suu Kyi.

"Se acreditamos no Estado de Direito, eles têm todo o direito de recorrer do julgamento e de apontar porque o julgamento foi errado", acrescentou.

© Reuters. Suu Kyi durante evento em Hanói

Os Estados Unidos foram importantes apoiadores de Suu Kyi quando ela emergiu na década de 1980 como ícone pró-democracia que sofreu com anos de prisão domiciliar por enfrentar o regime militar em Mianmar e recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua luta.

Mas as críticas ocidentais aumentaram com a incapacidade de Suu Kyi de se manifestar contra o tratamento militar aos rohingyas e por sua atitude em relação ao tratamento dado aos jornalistas da Reuters.

(Reportagem de James Pearson (LON:PSON), Mai Nguyen e Khanh Vu, em Hanói, e Simon Lewis, em Yangon)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.