Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Documentário investiga boicote de escoceses a golpe militar chileno de 1973

Publicado 10.09.2018, 17:04
Atualizado 10.09.2018, 17:10
© Reuters. Imagens de vítimas de abuso de direitos humanos em frente a palácio em Santiago

Por Marie-Louise Gumuchian

LONDRES (Reuters) - Quando motores de caças chilenos chegaram para serem consertados em uma fábrica da Rolls-Royce (LON:RR) da Escócia em 1974, o inspetor Bob Fulton logo decidiu que nem sequer os tocaria.

O veterano da Segunda Guerra Mundial havia ficado abalado com imagens de caças Hawker Hunter bombardeando o palácio presidencial La Moneda em Santiago durante o golpe militar de 11 de setembro de 1973, que derrubou Salvador Allende, presidente socialista eleito democraticamente.

Apesar de arriscar o emprego, Fulton não permitiu que os motores recebessem manutenção e, juntamente com colegas sindicalizados, liderou um ato internacional de solidariedade contra o golpe e a ditadura de Augusto Pinochet que o acompanhou.

O documentário "Nae Pasaran", que significa "não passarão", analisa o boicote dos engenheiros de East Kilbride e o impacto que ele teve.

"É muito raro... para qualquer um... descobrir décadas mais tarde que algo que fez... realmente valeu a pena e afetou positivamente as vidas dos outros", disse o diretor Felipe Bustos Sierra à Reuters.

Filho de um jornalista chileno exilado na Bélgica, Bustos Sierra disse que ouviu falar das ações dos trabalhadores escoceses na infância.

    "Suponho que, à medida que fiquei mais velho, a história ficou na minha cabeça porque se conecta diretamente com a imagem mais emblemática do golpe no Chile, que é a dos Hawker Hunters voando baixo sobre Santiago e disparando... no palácio", disse.

    "A ideia de que trabalhadores escoceses do outro lado do mundo conseguiram, suponho, abalar essa imagem de certa maneira era realmente incrível".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

    Os trabalhadores rotularam as peças dos motores de "negras", o que significava que não seriam usadas na linha de montagem durante meses. Depois elas foram colocadas do lado de fora e desapareceram em 1978. Os trabalhadores foram informados que elas foram enviadas de volta ao Chile.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.