🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Em Israel, Blinken deve pressionar Netanyahu por auxílio humanitário contínuo em Gaza

Publicado 01.05.2024, 10:43
Atualizado 01.05.2024, 10:45

Por Humeyra Pamuk

JERUSALEM (Reuters) - O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nesta quarta-feira, pressionando por mais auxílio humanitário para Gaza e, ao mesmo tempo, pedindo que o Hamas aceite um acordo que paralisaria os combates e traria alguns dos reféns que estão no enclave de volta para casa.

Israel é a última parada do giro do principal diplomata dos EUA pelo Oriente Médio, sua sétima visita à região que entrou em conflito em 7 de outubro, quando o Hamas atacou o sul de Israel.

Ilustrando o foco humanitário da viagem, Blinken visitará o porto de Ashdod, no sul, que recentemente começou a receber auxílio de Gaza. Ele pedirá que o governo de Israel tome um conjunto de medidas específicas para facilitar a entrada de auxílio em Gaza, onde quase metade da população está sofrendo com uma fome catastrófica.

Durante uma reunião com Netanyahu em Jerusalém de cerca de duas horas e meia, Blinken mencionou melhoras na entrega de auxílio e “reiterou a importância de acelerar e manter essas melhorias”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Os Estados Unidos são o principal apoiador diplomático e fornecedor de armas de Israel. O check-in de Blinken com Netanyahu sobre auxílio humanitário aconteceu cerca de um mês depois do presidente dos EUA, Joe Biden, emitir um alerta severo de que a política de Washington pode mudar se Israel não conseguir tomar medidas para lidar com danos a civis, sofrimento humanitário e a segurança dos trabalhadores humanitários.

Blinken também reiterou a posição norte-americana de que o Hamas, grupo islâmico palestino amplamente proscrito no Ocidente, está “bloqueando o caminho para um cessar-fogo”, disse Miller.

O diplomata norte-americano pediu que o Hamas aceite um acordo de trégua “extremamente generoso” proposto por mediadores egípcios, em que 33 reféns seriam soltos em troca de um grande número de prisioneiros palestinos e uma paralisação dos combates, com a possibilidade de novas medidas na direção de um acordo abrangente mais tarde.

(Reportagem adicional de Nidal al-Mughrabi no Cairo)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.