Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Especialistas da ONU enviam carta à Saudi Aramco expressando preocupação com mudanças climáticas

Publicado 25.08.2023, 17:24
© Reuters. Ilustração com o logo da Saudi Aramco
08/02/2022
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
2222
-

GENEBRA (Reuters) - Especialistas da ONU enviaram uma carta à gigante petrolífera saudita Aramco dizendo que a expansão da produção de combustíveis fósseis e a exploração contínua ameaçam os direitos humanos, mostrou um documento publicado nesta sexta-feira.

A empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters. Ela já disse anteriormente que pretende atingir zero emissões líquidas de suas operações até 2050.

Dirigindo-se ao CEO da empresa, Amin Nasser, os quatro especialistas individuais e um grupo de trabalho expressaram a sua "mais séria preocupação relativa aos impactos adversos nos direitos humanos causados por atividades como a exploração de combustíveis fósseis que contribuem para as alterações climáticas", referindo-se especificamente às atividades da empresa.

A carta, datada de 26 de junho, é um raro exemplo de especialistas que destacam o histórico de mudanças climáticas de uma empresa. O documento não detalha os efeitos sobre os direitos humanos, mas afirma que as atividades da Saudi Aramco (TADAWUL:2222) têm impactos negativos no aproveitamento do direito a um ambiente saudável que os países da ONU reconheceram.

A carta também levanta preocupações de que as ações da Saudi Aramco possam contribuir para minar o Acordo de Paris de 2015 e a cooperação internacional “diante da ameaça existencial aos direitos humanos representada pelas mudanças climáticas”.

A carta não explica porque a Saudi Aramco, que bombeia milhões de barris por dia, é a destinatária da mensagem em vez de outras grandes empresas petrolíferas. No entanto, afirma que as empresas estatais deveriam ter uma “responsabilidade acrescida” para agir em conformidade com os padrões internacionais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

(Por Emma Farge, com reportagem adicional de Maha El Dahan em Dubai)

Últimos comentários

ué...basta regular o consumo de combustíveis fósseis! Isso ninguém quer....kkkkk
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.