Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

EUA avançam em venda de caças para Turquia e Grécia

Publicado 27.01.2024, 12:43
© Reuters. Ilustração mostra bonecos de soldados com logotipo da OTAN
13/02/2022
REUTERS/Dado Ruvic
LMT
-

Por Humeyra Pamuk

WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos informou formalmente na sexta-feira ao Congresso sobre sua intenção de prosseguir com a venda de caças F-16 por 23 bilhões de dólares para a Turquia, dando um passo importante para concluir um processo há muito adiado que testou os laços com Ancara.

O Departamento de Estado norte-americano enviou a notificação para antecipar a venda de 40 Lockheed Martin (NYSE:LMT) F-16 e quase 80 kits de modernização para a Turquia, um dia depois de Ancara ter concluído totalmente a ratificação da adesão da Suécia à Otan, um movimento que ficou diretamente ligado às vendas das aeronaves.

O governo Biden avançou simultaneamente na venda de 20 caças furtivos Lockheed F-35 à Grécia, também aliada da Otan, um acordo de 8,6 bilhões de dólares que Washington avançou enquanto tenta encontrar um equilíbrio entre dois membros da aliança com um histórico de relações tensas.

A Turquia fez o pedido dos jatos pela primeira vez em outubro de 2021, mas o atraso de Ancara na aprovação da ratificação da candidatura sueca à Otan foi um grande obstáculo para obter a aprovação do Congresso para a venda.

Após 20 meses de atraso, o Parlamento turco ratificou no início desta semana a proposta da Suécia à Otan e, posteriormente, o presidente dos EUA, Joe Biden, escreveu uma carta aos principais líderes do comitê do Congresso, instando-os a aprovar a venda do F-16 “sem demora”.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.