Festas e cultura jovem retornam a Bagdá

Festas e cultura jovem retornam a Bagdá

Reuters  | 19.08.2019 10:38

Festas e cultura jovem retornam a Bagdá

Por Raya Jalabi

BAGDÁ (Reuters) - Membros de grupos rivais de motociclistas, vestidos com roupas de couro e boinas pretas, deixavam os seus semicírculos para dançar o break, com os seus braços tatuados movimentando pequenos tubos brilhantes.

O círculo do Mongols Motorcycle Club era um dos vários do evento Riot Gear (equipamento de choque, em tradução literal), que combinou uma exposição de carros e um concerto num estádio esportivo no coração de Bagdá.

A cena não poderia ser mais diferente das tradicionais imagens de violência e caos que são transmitidas da cidade. Contudo, quase dois anos depois de o Iraque ter declarado vitória sobre o Estado Islâmico, a capital vem quietamente refazendo a sua imagem.

Desde que começaram a vir abaixo os muros contra explosão, uma característica da capital desde a invasão liderada pelos norte-americanos em 2003 para derrubar Saddam Hussein, um estilo de vida menos restritivo tem aparecido.

"Nós organizamos essa festa para que as pessoas possam saber que o Iraque tem esse tipo de cultura, e esses tipos de pessoas que amam a vida e a música”, disse Arshad Haybat, de 30 anos, diretor de filmes, que fundou a empresa de eventos Riot Gear.

A Riot Gear já tinha feito festas similares no Iraque, mas a de sexta-feira foi a primeira aberta ao público.

O dia começou com homens jovens exibindo carros e motos importadas. À noite, o evento se tornou uma show de música eletrônica.

Um grupo iraquiano de hip-hop tocava, enquanto homens jovens dançavam e transmitiam os seus movimentos pelo Snapchat e o Instagram.

Era uma mistura de nascentes subculturas de Bagdá: motos, gamers, entusiastas de musica eletrônica. O que a maioria tinha em comum era que eles nunca haviam estado numa festa como aquela no Iraque.

© Reuters. Jovens no evento Riot Gear, em Bagdá

"A gente somente viu esse tipo de show em TVs e filmes”, disse Mustafa Osama, de 21 anos. “Eu não posso descrever o que sinto vendo isso no Iraque.”

Apesar de dominada por homens, muitas mulheres também foram à festa, com algumas dançando perto do palco. Os organizadores garatiram uma “área de família” para que mulheres, famílias e casais pudessem dançar longe da multidão.

(Reportagem de Raya Jalabi)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Portugal) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+