Interferência de premiê do Japão em comissão científica é "caminho perigoso", dizem especialistas

Interferência de premiê do Japão em comissão científica é "caminho perigoso", dizem especialistas

Reuters  | 23.10.2020 14:50

Interferência de premiê do Japão em comissão científica é

Por Rocky Swift

TÓQUIO (Reuters) - Especialista excluídos do principal órgão de aconselhamento científico do Japão disseram que a medida é inconstitucional e um sinal perigoso de como o novo primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, exercerá o poder.

Suga rompeu com um precedente ao rejeitar a filiação de seis estudiosos ao Conselho de Ciência do Japão (SCJ), entidade criada após a Segunda Guerra Mundial para fornecer conselhos científicos independentes para a formulação de políticas.

Os acadêmicos esnobados criticaram políticas de governo, incluindo leis de 2015 que permitem que tropas do país combatam no exterior. Entre os seis estavam especialistas legais e constitucionais que disseram que a medida de Suga é ilegal e que pode desencadear inquéritos parlamentares e criminais.

Um deles, Takaaki Matsumiya, professor de Direito da Universidade Ritsumeikan, disse aos repórteres nesta sexta-feira que Suga está agindo "como um ditador".

© Reuters. Premiê do Japão, Yoshihide Suga, em Tóquio

"Ele está reinterpretando o Artigo 15 da Constituição de maneira que possa indicar ou dispensar todos os servidores públicos como bem entender", disse Matsumiya. "Este é um caminho muito perigoso que ele está seguindo".

Suga disse que sua decisão não teve nada a ver com as posições dos eruditos a respeito da legislação apoiada pelo governo, dizendo que ela foi apropriada, mas sem revelar os motivos de suas exclusões. Normalmente, as recomendações do SCJ quanto às filiações são aprovadas pelo premiê no cargo.

Pesquisas mostraram que quase metade dos entrevistados disse não ter considerado a explicação de Suga convincente, o que ajudou a erodir seu índice de aprovação em sete pontos e reduzi-lo a 55% na segunda sondagem feita desde que ele tomou posse, no mês passado, depois de Shinzo Abe renunciar por motivos de saúde.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.

';