Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Irã promete vingança contra Israel após ataque a embaixada na Síria

Publicado 02.04.2024, 09:20
© Reuters. Presidente iraniano Ebrahim Raisi 
11/2/2024   Divulgação via REUTERS

Por Parisa Hafezi e Dan Williams

DUBAI/JERUSALÉM (Reuters) - O Irã prometeu nesta terça-feira que vai se vingar de Israel por um ataque aéreo que matou dois de seus principais generais e cinco outros assessores militares no complexo da embaixada iraniana em Damasco, capital da Síria, destacando o risco de uma nova escalada após o incidente sem precedentes.

As tensões têm se espalhado pelo Oriente Médio desde o início da guerra entre Israel e o grupo militante palestino Hamas em Gaza; até agora, o Irã tem evitado cuidadosamente o conflito direto com Israel, enquanto apoia aliados que atacam alvos israelenses e norte-americanos.

LEIA MAIS: Irã diz que Israel bombardeou sua embaixada na Síria e mata comandantes

Israel não assumiu a responsabilidade pelo ataque que destruiu um prédio consular adjacente ao edifício principal da embaixada iraniana no distrito de Mezzeh, em Damasco, na segunda-feira, matando sete membros da Guarda Revolucionária Iraniana.

Mas uma autoridade do governo israelense, falando à Reuters sob condição de anonimato, disse que os atingidos "estavam por trás de muitos ataques a bens israelenses e norte-americanos e tinham planos para ataques adicionais".

A embaixada "não era um alvo", disse a autoridade.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, prometeu vingança. "O regime sionista será punido pelas mãos de nossos bravos homens. Faremos com que ele se arrependa desse crime e de outros que cometeu", disse ele.

Pelo menos um membro do grupo libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, também foi morto no ataque, segundo duas fontes de segurança no Líbano.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Israel tem intensificado uma campanha de anos de ataques aéreos contra alvos iranianos ou de grupos apoiados pelo Irã na Síria desde o início da guerra em Gaza, mas o aparente ataque de segunda-feira foi um dos mais ousados até agora.

As equipes de defesa civil da Síria ainda estavam trabalhando nesta terça-feira para limpar os escombros, enquanto ambulâncias eram estacionadas nas proximidades.

O embaixador do Irã na Síria, Hossein Akbari, que não foi ferido no ataque, disse que o prédio destruído abrigava sua residência. Ele pôde ser visto saindo do prédio principal da embaixada nesta terça-feira com seus seguranças.

"Não tendo conseguido destruir a vontade da frente de resistência, o regime sionista colocou os assassinatos cegos de volta em sua agenda para se salvar", disse o presidente iraniano Ebrahim Raisi, referindo-se aos aliados do Irã no "Eixo de Resistência".

"(Israel) deve saber que nunca atingirá seus objetivos e que esse crime covarde não ficará sem resposta", afirmou Raisi.

Israel normalmente não discute os ataques de suas forças na Síria. Questionado sobre o incidente, um porta-voz militar israelense disse: "Não comentamos as reportagens da imprensa estrangeira".

Últimos comentários

a militância do LuLe tbm promete vingança por meio das mídias digitais e universidades federais pelo BR.
Mais de 2000 anos de treta oq a religião não faz...
O gado que instiga o ódio e a violência em nome do Deus do infern* que o pastor deles manda idolatrar... O fato é que Netanyahu é genocida e o Hamas é um grupo terrorista.
E com ele ditando no poder, Israel se tornou um estado terrorista.
Israel ainda não assumiu esse ataque. Mas se realmente eles fizeram esse ataque, parabéns, mais terroristas eliminados.
Pelo visto os acéfalos insistem em apoiar as narrativas mambembe do Presideng Ladrão.
Pelo visto os acéfalos insistem em apoiar as narrativas mambembe do Presideng Ladrão.
A única chance do genocida corrupto Netanyahu não ser preso, é prolongar a guerra. O povo de israel já esta na rua contra os absurdos que este verme faz no seu pais e no mundo.
Irã já foi potencia mundial, havia liberdade religiosa, a ruína veio quando misturaram governo com religião. Isso continua até hoje.
Qualquer um que misture religião com politica esta pouco se importando com a religião. O único interesse é usar a fé das pessoas para poder roubar e ter mais poder... Vide micheque, bozo, malafaia, macedo,....
Aqui querem implantar a teologia constitucional. Usar a Bíblia acima da constituição...kkkkk E pra piorar, vão utilizar o antigo testamento, porque os ensinamentos de Cristo são comunistas para essas pessoas.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.