Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Macron não quer ver a Europa, dependente do dólar, tornar-se "vassalo" dos EUA

Publicado 11.04.2023, 11:45
Atualizado 12.04.2023, 09:11
© Reuters.
EUR/USD
-
GBP/USD
-
USD/JPY
-
EUR/GBP
-
EUR/JPY
-
EUR/BRL
-
USD/BRL
-
DX
-
DXY
-
inveur
-

Investing.com - O presidente francês Emmanuel Macron conversou recentemente com o site Politico, esclarecendo sua posição sobre o futuro da Europa e seu relacionamento com a China e os Estados Unidos no curto prazo.

Macron sentiu que a Europa deve evitar ser pega em um conflito entre os Estados Unidos e a China e reduzir sua dependência do dólar americano para não se tornar "vassalo", aplicando seu conceito de "autonomia estratégica".

Em seu retorno de uma visita de três dias à China, onde se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping, Macron disse que a Europa é frequentemente envolvida em assuntos de terceiros que afetam suas oportunidades de desenvolver "autonomia estratégica".

Macron também apontou que esse comportamento da União Europeia a reduz a ser vista como mero apoio aos Estados Unidos:

“O paradoxo seria que, tomados pelo pânico, pensávamos que éramos apenas seguidores da América”, declarou.

Macro reconheceu ainda que a Europa não tem possibilidade de influenciar o futuro de um possível conflito em Taiwan, e que qualquer tentativa de fazê-lo só aumentaria as tensões entre as partes.

O presidente também observou que a Europa tornou-se dependente dos Estados Unidos para fins energéticos e militares e propôs estimular o desenvolvimento de alternativas europeias.

Ele também criticou a dependência da União Europeia do dólar americano, dizendo que isso pode prejudicá-lo no futuro.

"Se as tensões entre as duas superpotências aumentarem, não teremos tempo nem recursos para financiar nossa autonomia estratégica e nos tornaremos vassalos", alertou.

VÍDEO: O que o Brasil pretende conquistar com o encontro de Lula com Xi Jinping?

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.