As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Ver a lista completa

Mercenários de grupo Wagner deixarão cidade ucraniana de Bakhmut, diz líder

Publicado 05.05.2023, 08:54
Atualizado 05.05.2023, 11:01
© Reuters
LIGT3
-

Por Felix Light (BVMF:LIGT3) e Caleb Davis

(Reuters) - Yevgeny Prigozhin, líder da força mercenária russa Grupo Wagner, disse em um anúncio repentino nesta sexta-feira que suas forças vão se retirar da cidade ucraniana de Bakhmut, a qual vêm tentando capturar.

Prigozhin afirmou que as forças Wagner vão se retirar da cidade em 10 de maio - encerrando seu envolvimento na batalha mais longa e sangrenta da guerra - por causa de pesadas perdas e suprimentos inadequados de munição. Ele pediu aos chefes militares da Rússia que coloquem tropas regulares do Exército em seu lugar.

"Declaro em nome dos combatentes de Wagner, em nome do comando de Wagner, que em 10 de maio de 2023 somos obrigados a transferir posições no assentamento de Bakhmut para unidades do Ministério da Defesa e retirar o restante de Wagner para campos de logística para lamber nossas feridas", disse Prigozhin em um comunicado.

"Estou retirando as unidades Wagner de Bakhmut porque, na ausência de munição, elas estão condenadas a perecer sem sentido."

Bakhmut, uma cidade de 70 mil habitantes antes do início da guerra, assumiu uma enorme importância simbólica para ambos os lados devido à intensidade e duração dos combates ali.

Wagner tem liderado a tentativa da Rússia de capturá-la e Prigozhin disse há três semanas que seus homens controlavam mais de 80% da cidade.

Mas os defensores ucranianos resistiram e Prigozhin tem expressado raiva cada vez maior com o que ele descreve como falta de apoio do sistema de militar russo.

Não está claro se sua última declaração pode ser considerada verdadeira, já que ele publicou frequentemente comentários impulsivos no passado. Na semana passada, ele retirou uma declaração que disse ter feito como uma "brincadeira".

Mais cedo nesta sexta-feira, Prigozhin apareceu em um vídeo cercado por dezenas de cadáveres que disse serem combatentes de Wagner, e foi mostrado gritando e xingando o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, e o chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov.

© Reuters. Fundador do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, faz declaração em local não revelado
05/05/2023
Press service of

O anúncio ocorre em um momento importante da guerra, com a expectativa de que a Ucrânia lance uma contraofensiva há muito esperada em breve.

As declarações de Prigozhin marcaram o segundo episódio dramático na guerra no espaço de três dias, depois que Moscou acusou a Ucrânia de disparar drones contra o Kremlin na madrugada de quarta-feira em uma tentativa de matar o presidente Vladimir Putin. Kiev negou e os Estados Unidos rejeitaram as alegações do Kremlin de estar por trás do incidente.

O Kremlin se recusou a comentar a declaração de Prigozhin, citando o fato de estar relacionada ao curso de sua "operação militar especial" na Ucrânia.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.