Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Nos 75 anos do fim da Guerra, sobrevivente da bomba atômica continua lutando pelo desarmamento nuclear

Publicado 03.08.2020, 11:45
Atualizado 03.08.2020, 11:45
© Reuters. Terumi Tanaka durante entrevista à Reuters em Tóquio

Por Akiko Okamoto

TÓQUIO (Reuters) - Terumi Tanaka tinha 13 anos quando um avião norte-americano soltou uma bomba de plutônio na cidade japonesa de Nagasaki, sul do país, em 9 de agosto de 1945.

Em casa naquela manhã, lendo um livro, Tanaka percebeu imediatamente, quando os arredores ganharam uma brilhante cor branca, que o bombardeiro não era apenas mais um dos ataques aéreos com os quais ele havia se acostumado nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

“Senti que era algo terrível, então corri para baixo e me abaixei, cobri meus ouvidos e fechei meus olhos”, disse Tanaka, agora aos 88 anos, à Reuters. “E, naquele momento, fiquei inconsciente.”

A apenas 3,2 quilômetros do epicentro, Tanaka milagrosamente não sofreu ferimentos, assim como sua mãe e duas irmãs. O pai de Tanaka havia ficado doente e morrido anteriormente.

O avô, a tia e o tio de Tanaka não tiveram tanta sorte.

Três dias depois de a bomba que pesava 4,5 quilos, apelidada de “Fat Man” (Homem Gordo), explodir sobre a cidade, Tanaka se aventurou ao epicentro para checar como estavam seus parentes.

Foi apenas naquele momento que percebeu o tamanho da calamidade.

Prédios da cidade haviam sido reduzidos a pilhas de destroços e metais torcidos, uma grande faixa de terra estava varrida e corpos e vítimas queimadas, com a carne descascando de seus corpos, espalhavam-se pelo chão. Seu avô era um deles. Tanaka pressionou um lenço molhado em sua boca, que parecia silenciosamente implorar por água. Foi o último encontro entre eles.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Três dias depois do ataque com a bomba em Hiroshima, a explosão de Nagasaki matou 27 mil pessoas instantaneamente e mais de 70 mil até o fim daquele ano. O Japão se rendeu seis dias depois.

Por quase 50 anos, Tanaka tem falado sobre desarmamento nuclear, torcendo para que sua experiência como testemunha de uma das duas únicas bombas nucleares utilizadas em conflito sirva para impedir o seu uso novamente.

No 75º desde o fim da guerra, a pandemia de coronavírus atrapalhou alguns eventos importantes, como uma exibição em Nova York que Tanaka ajudou a organizar.

Em vez disso, Tanaka, que foi chefe do grupo de vítimas “Hidankyo” durante mais de 20 anos, levou sua mensagem à internet, com o benefício inesperado de alcançar uma audiência mais ampla.

Mas ele teme que o tempo esteja acabando.

“Depois de que todos os sobreviventes da bomba atômica morrerem, estou preocupado que as pessoas não consigam realmente entender pelo que passamos”, disse.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.