Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Premiê da Armênia diz que precisa devolver áreas disputadas ao Azerbaijão para evitar guerra

Publicado 19.03.2024, 15:13
Atualizado 19.03.2024, 15:15
© Reuters. Primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan
21/02/2024
REUTERS/Stephanie Lecocq/Pool

Por Felix Light (BVMF:LIGT3)

TBILISI (Reuters) - A Armênia pode travar uma guerra com o Azerbaijão se não chegar a um acordo com Baku e devolver quatro vilarejos azerbaijanos que controla desde o começo dos anos 1990, disse o primeiro-ministro Nikol Pashinyan em um vídeo publicado nesta terça-feira.

Pashinyan falou durante uma reunião na segunda-feira com moradores de áreas de fronteira na região de Tavush, no norte da Armênia, perto de uma série de vilas desertas do Azerbaijão que os armênios controlam desde o começo dos anos 1990.

As quatro vilas, que estão desabitadas há mais de 30 anos, têm valor estratégico para a Armênia porque se estendem pela principal estrada entre Yerevan e a fronteira com a Georgia.

O Azerbaijão afirmou que o retorno das suas terras, o que também inclui vários pequenos enclaves totalmente cercados de território armênio, é uma precondição necessária para um acordo de paz para encerrar três décadas de conflitos pela região de Nagorno-Karabakh, que as forças de Baku retomaram no último mês de setembro.

A agência de notícias estatal russa Tass citou Pashinyan dizendo aos moradores no vídeo que foi divulgado pelo seu governo que não chegar a um acordo pelos vilarejos sob disputa pode levar a uma guerra com o Azerbaijão “até o fim da semana”.

“Eu sei como uma guerra dessas terminaria”, ele acrescentou.

O governo armênio sofreu uma grande derrota em setembro quando as forças de Baku retomaram Nagorno-Karabakh em uma ofensiva relâmpago, levando quase todas as cerca de 100.000 pessoas com etnia armênia da região a fugirem à Armênia.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Embora Karabakh seja internacionalmente reconhecido como território do Azerbaijão, os armênios étnicos da região na prática desfrutam de uma independência de Baku desde a guerra do começo dos anos 1990.

TRATADO DE PAZ

Os governos do Azerbaijão e da Armênia disseram que agora querem assinar um tratado formal de paz, mas as negociações empacaram em questões como a demarcação da fronteira de 1.000 kms que compartilham, que permanece fechada e altamente militarizada.

Pashinyan sinalizou nas últimas semanas que está disposto a devolver terras do Azerbaijão controlados pela Armênia e sugeriu que redirecionaria a rede rodoviária da Armênia para evitar território azerbaijano.

O Azerbaijão, majoritariamente muçulmano, também continua controlando áreas internacionalmente reconhecidas como parte da cristã Armênia.

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, disse no domingo que seu país estava “mais próximo do que nunca” da paz com a Armênia, em comentários feitos após uma reunião com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em Baku.

Stoltenberg conversou na terça-feira com Pashinyan, na Armênia, que nominalmente é uma aliada da Rússia, embora suas relações com Moscou tenham se deteriorado nos últimos meses porque, segundo o governo armênio, a Rússia não conseguiu protegê-la do Azerbaijão.

(Reportagem de Felix Light em Tbilisi e Nailia Bagirova em Baku)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.