Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Presidente da Tunísia ordena que Exército proteja instalações de produção de petróleo e gás

Publicado 10.05.2017, 19:24
© Reuters. Presidente da Tunísia, Beji Caid Essebsi, discursa em Túnis

Por Tarek Amara

TÚNIS (Reuters) - O presidente da Tunísia, Beji Caid Essebsi, ordenou nesta quarta-feira que o Exército proteja instalações de produção de fosfato, gás e petróleo, após protestos com objetivo de interromper a produção ocorrerem no sul do país.

Esta é a primeira vez que tropas na Tunísia serão enviadas para proteger instalações industriais vitais à economia do país. Protestos e greves nos anos recentes custaram bilhões de dólares ao Estado.

Há diversas semanas, cerca de mil manifestantes na província de Tatouine, onde a italiana ENI (MI:ENI) e a austríaca OMV possuem operações de gás, têm exigido empregos e uma distribuição da receita de recursos naturais da área.

Manifestações também ocorreram em outra província no sul, em Kebili, e nesta quarta-feira a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar um tumulto em uma cidade a oeste de Túnis, após um vendedor de frutas atear fogo contra si mesmo em protesto contra a polícia.

Em um incidente similar à autoimolação em 2011 que deu origem ao levante que derrubou o autocrata Zine El-Abidine Ben Ali, o vendedor em Tebourba jogou gasolina sobre si mesmo e se incendiou. Ele foi hospitalizado e tumultos tiveram início.

Seis anos após o levante, a Tunísia tenta decretar reformas sensíveis para ajudar no crescimento, mas muitos jovens desempregados no sul do país ainda sentem que recebem poucas oportunidades. O envio de forças militares irá ocorrer imediatamente, disse Essebsi.

“É uma decisão séria, mas deve ser aplicada para proteger nossos recursos”, disse em discurso à nação. “Nosso caminho democrático se tornou ameaçado e a lei deve ser aplicada, mas iremos respeitar liberdades”.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.