Primeiro-ministro britânico resiste a pedidos para despedir assessor por viagem de 400km

Primeiro-ministro britânico resiste a pedidos para despedir assessor por viagem de 400km

Reuters  | 23.05.2020 12:10

Primeiro-ministro britânico resiste a pedidos para despedir assessor por viagem de 400km

Por Guy Faulconbridge

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, resistiu aos pedidos de partidos da oposição neste sábado para despedir o conselheiro Dominic Cummings depois de ele viajar 400 km para o norte da Inglaterra, enquanto sua esposa apresentava sintomas de Covid-19.

Cummings, que planejou a campanha de 2016 para deixar a União Europeia durante o referendo do Brexit, viajou para Durham no final de março, quando um bloqueio rigoroso já estava em vigor.

O gabinete de Johnson disse que Cummings fez a jornada para garantir que seu filho pudesse ser tratado adequadamente, pois sua esposa estava doente com Covid-19 e havia uma "alta probabilidade" de que Cummings se sentisse mal.

"Eu me comportei de maneira razoável e legal", disse Cummings a repórteres do lado de fora de sua casa, depois de pedir que adotem distanciamento de 2 metros, de acordo com as diretrizes do governo.

Quando um repórter disse que a decisão não parecia boa, ele disse: "Quem se importa com a boa aparência - é uma questão de fazer a coisa certa, não é sobre o que vocês pensam."

Downing Street disse que suas "ações estavam de acordo com as diretrizes do coronavírus".

Os ministros mais graduados de Johnson, incluindo Michael Gove, o secretário de Relações Exteriores, Dominic Raab, e o secretário de Saúde, Matt Hancock, defenderam Cummings.

Mas os partidos da oposição pediram a Johnson para demitir Cummings e disseram que as regras de bloqueio deixaram claro que aqueles com suspeita de sintomas de Covid-19 deveriam se isolar com toda a família.

"O conselheiro-chefe do primeiro-ministro parece acreditar que é uma regra para ele e outra para o povo britânico", disse o Partido Trabalhista. "Ainda não sabemos quem sabia dessa decisão e quando, se foi sancionada pelo primeiro-ministro."

Apenas alguns dias antes da jornada de Cummings, Johnson impôs um bloqueio no Reino Unido e pediu às pessoas que ficassem em casa. Ele disse em 23 de março que as pessoas "não deveriam encontrar membros da família que não moram em sua casa".

O Partido Nacional Escocês e os Democratas Liberais pedem demissão de Cummings. Outras figuras de destaque renunciaram após violar as regras de bloqueio.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.