Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Quinto dia de protestos separatistas causa atritos no centro de Barcelona

Publicado 18.10.2019, 16:17
Atualizado 18.10.2019, 16:25
© Reuters.  Quinto dia de protestos separatistas causa atritos no centro de Barcelona

Por Jon Nazca e Jordi Rubio e Isla Binnie

BARCELONA (Reuters) - Centenas de milhares de manifestantes acenando com bandeiras pró-independência foram a Barcelona nesta sexta-feira, o quinto dia de protestos às vezes violentos contra a prisão de líderes separatistas catalães.

Embora a grande maioria das manifestações tenha sido pacífica, algumas centenas de jovens mascarados se chocaram com a polícia espanhola no centro da cidade no final da tarde, interditando um bulevar amplo com latões de lixo em chamas e atirando pedras contra as forças de segurança.

Transeuntes correram para se abrigar nas entradas das lojas enquanto vans da polícia tentavam liberar a rua em vão e o batalhão de choque disparava granadas de fumaça na direção dos agitadores.

As estradas que levam à cidade ficaram cheias de ativistas de toda a região, que se uniram a uma manifestação em massa contra um veredicto emitido pela Suprema Corte nesta semana que condenou nove separatistas à prisão em reação a uma tentativa de independência fracassada de 2017.

As penas desencadearam os piores episódios de violência contínua no país em décadas, e a revolta era grande na Catalunha.

Sindicatos da região convocaram uma greve geral nesta sexta-feira, e estudantes boicotaram as aulas pelo terceiro dia seguido.

A polícia estimou que cerca de 525 mil pessoas participaram das marchas.

O Ministério do Interior enviou reforços policiais à cidade mediterrânea, que é um grande pólo turístico, e alertou que os manifestantes que recorreram à violência enfrentarão as consequências sem demora.

"Durante esta semana, como vocês sabem bem, houve incidentes violentos na Catalunha. Eles foram organizados... por grupos que são uma minoria, mas são muito organizados", disse o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, em uma coletiva de imprensa. "Suas ações, como já vimos, tampouco ficarão impunes."

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Pró-separatistas partiram a pé de toda a Catalunha na quarta-feira e chegaram a Barcelona ao longo de todo o dia, muitos com bandeiras em volta dos ombros. Moradores aplaudiam enquanto os manifestantes marchavam gritando "Liberdade para os prisioneiros políticos".

"Sempre fomos pessoas pacíficas, mas você chega a um ponto em que é tratado de tal maneira que as pessoas estão ficando com raiva", disse Carlota Llacuna, estudante de 19 anos da região de Maresca, próxima de Barcelona. "Eles colocaram nossos líderes na prisão."

Carles Puigdemont, ex-presidente regional da Catalunha e um de seus principais líderes, escapou de um julgamento até o momento, já que fugiu para a Bélgica ainda em 2017 quando a independência foi frustrada.

Nesta semana a Espanha renovou seu pedido para que ele seja extraditado e ele foi preso brevemente pela polícia belga nesta sexta-feira, mas um juiz ordenou sua libertação até que haja uma decisão sobre o mandato de prisão espanhol. Um tribunal deve ouvir o caso no dia 29 de outubro.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.