Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Suíça diz que Rússia ainda não está convidada para cúpula sobre guerra na Ucrânia

Publicado 02.05.2024, 08:46
Atualizado 02.05.2024, 08:50
© Reuters. Manifestação em apoio à Ucrânia em Genebra, na Suíça
26/02/2022 REUTERS/Pierre Albouy

ZURIQUE (Reuters) - O governo da Suíça disse nesta quinta-feira que "nesta etapa" a Rússia não está entre as dezenas de países convidados para uma cúpula a ser realizada no país em meados de junho com o objetivo de ajudar a promover a paz no conflito entre Moscou e a Ucrânia.

O governo suíço, que está convidando mais de 160 delegações, disse que sempre demonstrou abertura para convidar a Rússia. No entanto, Moscou tem repetidamente sublinhado que não tem interesse em participar das discussões iniciais, acrescentou.

"A Suíça está convencida de que a Rússia deve estar envolvida nesse processo", disse o governo suíço em um comunicado. "Um processo de paz sem a Rússia não é possível."

O governo da Ucrânia, por sua vez, tem questionado a utilidade da participação russa nas conversas que serão realizadas em 15 e 16 de junho, perto da cidade suíça de Lucerna.

"Sabemos que não faz sentido ter a Rússia na mesa se não for possível garantir que ela aja de boa fé", afirmou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em uma entrevista à revista Foreign Policy publicada nesta semana.

Kuleba disse que pressionar a Rússia no campo de batalha e reunir países "que compartilham princípios" deve ajudar a tornar Moscou mais disposta a dialogar.

As autoridades russas apontam para a adoção feita pela Suíça de sanções da União Europeia contra Moscou por conta invasão da Ucrânia e argumentam que, portanto, o país não tem credibilidade como mediador neutro.

Em janeiro, a Suíça disse que sediaria a cúpula a pedido do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O governo suíço disse que as discussões se basearão na fórmula de paz de Zelenskiy e em outras propostas de paz baseadas na Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos princípios fundamentais do direito internacional.

As delegações convidadas incluem membros do G7, G20, Brics, UE, organizações internacionais e dois representantes religiosos, informou a Suíça.

As discussões visam criar uma estrutura para uma paz duradoura e um roteiro para a participação da Rússia no processo, disse o governo suíço.

"O objetivo geral da cúpula é inspirar um futuro processo de paz", disse.

(Por Dave Graham)

Últimos comentários

Tira OTAN tira EUA tira ZELENSK. A PAZ chega. Como sempre , EUA causador de CONFLITOS pelo MUNDO
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.