Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Ibovespa inicia o mês em baixa de 1,29%, a 115 mil pontos, com aversão global

Publicado 10/02/2023, 01:39 PM
Atualizado 10/02/2023, 05:10 PM
© Reuters.  Ibovespa inicia o mês em baixa de 1,29%, a 115 mil pontos, com aversão global
VLOF
-
BVSP
-
BRFS3
-
PETR3
-
PETR4
-
BRFS
-
VBBR3
-

Vindo de três ganhos no fechamento do mês anterior, o Ibovespa iniciou outubro pressionado pela aversão a risco global, que resultou em forte avanço dos rendimentos dos Treasuries nesta abertura de semana. Assim, o índice da B3 (BVMF:B3SA3) encerrou o dia bem mais perto da mínima (114.761,10) do que da máxima (116.672,30) da sessão, saindo de abertura aos 116.565,17 pontos. Ao fim, mostrava queda de 1,29%, a 115.056,86, com giro fraco, a R$ 15,8 bilhões. No ano, o índice sobe 4,85%.

Ainda no começo da tarde, os juros dos Treasuries ampliavam alta, levando os rendimentos da T-note de 10 anos ao maior nível em 16 anos e os do T-bond de 30 anos a tocar recorde de 13 anos. Nesse contexto de aversão a risco, as ações de maior peso e liquidez operaram em sentido único, negativo. A deterioração do Ibovespa, do meio para o fim da tarde, seguiu a acentuação de perdas em Petrobras ON (BVMF:PETR3) e PN, então nas respectivas mínimas do dia, acompanhando o Brent em queda perto de 2% na sessão, no piso do dia para o barril. No fechamento, Petrobras (BVMF:PETR4) ON mostrava baixa de 1,90% e a PN, de 1,50%

Assim, o Ibovespa, após ter encerrado a sexta-feira aos 116,5 mil pontos, retrocedeu hoje, durante a sessão mas não no fechamento, aos níveis de terça e quarta-feira passadas, quando havia terminado nos menores patamares desde o começo de junho.

"Início de outubro e mercado não resiste: a aversão a risco global voltou a dar o tom, sem que o impedimento do 'shutdown' nos Estados Unidos, com a votação no Congresso americano no sábado, contribuísse para a melhora da confiança neste início de semana", diz Dennis Esteves, sócio e especialista da Blue3 Investimentos. À tarde, acrescenta o analista, veio a piora, em cima também de novas falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que foi "duro com relação à estabilidade de preços."

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Dia bastante difícil, com a Bolsa brasileira respondendo à dinâmica de juros lá fora, com forte pressão também sobre as ações cíclicas domésticas, entre as quais as 'small caps' papéis de menor capitalização de mercado, que costumam amplificar movimentos em relação ao Ibovespa, especialmente quando este opera sob pressão, como hoje", diz João Piccioni, analista da Empiricus Research. "Bolsa inteira, praticamente, veio para baixo", acrescenta.

Sem negócios na China em razão do feriado da "Semana Dourada" e, dessa forma, sem referência de preços para o minério nesse intervalo, o dia na B3 foi negativo também para o setor metálico, com Vale ON (BVMF:VALE3) em baixa de 0,87% - e que inclui a siderurgia (Gerdau (BVMF:GGBR4) PN -1,45%, CSN ON (BVMF:CSNA3) -0,99%). A sessão foi ruim para o segmento de maior peso no índice, o financeiro, com destaque, entre os grandes bancos, para Bradesco (BVMF:BBDC4) (ON -1,58%, PN -1,40%).

Na ponta perdedora do Ibovespa nesta segunda-feira, Vamos (-8,41%), MRV (BVMF:MRVE3) (-6,56%) e Azul (BVMF:AZUL4) (-6,15%), com Fleury (BVMF:FLRY3) (+3,37%), BB Seguridade (BVMF:BBSE3) (+2,34%), BRF (BVMF:BRFS3) (+2,06%) e Minerva (BVMF:BEEF3) (+1,73%) na fila oposta, em que 13 papéis, dos 86 que constituem a carteira Ibovespa, conseguiram evitar perdas na sessão.

Na agenda doméstica, destaque nesta segunda-feira para os números do Caged, sobre a geração de vagas de trabalho, que "surpreendeu positivamente" em agosto, acima do teto das expectativas para o mês, aponta Camila Abdelmalack, economista-chefe da Veedha Investimentos.

"Temos sinais de que a desaceleração do mercado de trabalho é bastante gradual, com as admissões fazendo frente às demissões. O mercado de trabalho ainda está aquecido, o que resulta em um crescimento forte para o PIB em 2023", acrescenta a economista, destacando o desempenho do setor de serviços na geração de vagas em agosto, responsável por quase 52% do saldo do Caged - e um segmento com peso de pouco mais de 70% no PIB. "A desaceleração do setor de serviços tem se mostrado também mais gradual do que se previa."

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Semana passada era Bull market, só que o chifre do Bull fez um estrago nos comprados, ainda mais nos que acreditaram na carregadora de tocha olímpica, só ferro. Vendidos inteligentes felizes, iiiiiiiihuuuuu.
faz o LLL galera
LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
🍀💳🍂Eu perdi muito dinheiro de uma maneira💳🍀💡 diferente que não esperava até conhecer Caria Serena no (IG) que me ajudou a recuperar todas as minhas perdas, agradeço muito a ela por ser boa comigo,🍀💳🍂 não sei, ainda terei mais pessoas boas como você, você fez muito por mim, então se 🍀💳💡você perdeu dinheiro antes de alguma forma errada, peça ajuda agora, que Deus seja a glória🍀💡💡💡
parabéns pelo ótimo trabalho
💳💳Eu perdi muito dinheiro de uma maneira 🍀🍂diferente que não esperava até conhecer Caria Serena no (IG) que me ajudou a recuperar todas as minhas perdas,🍀🍂🍂 agradeço muito a ela por ser boa comigo, não sei, ainda terei mais 🍀🍂pessoas boas como você, você fez muito por mim, então se você perdeu dinheiro antes de alguma 🏵️🍂forma errada, peça ajuda agora, que Deus seja a glória🍀🍀🍂🍀
Tomara que os brasileiros aprendam que escolher um Presidente é uma responsabilidade enorme.
Leu e entendeu a palavra global?
Putz, agora que percebi teu terraplanismo. Desculpe
Viúva do golpe furado?
O número de empresas fechando é falindo só cresce no desgoverno perdido e sem saber o que fazer. Tragédia anunciada!
Você pode fazer uma lista, por favor? Pode ser em ordem analfabética mesmo
Ué, tá com preguiça de fazer pesquisa, ah sim, esquerda é preguiçoso mesmo, quer tudo na mãozinha ou no ....
Aversão global meu 🥚
Verdade, o mundo está bombando, #SQN
aversão global??? déficit nas contas publicas de 100 bilhões, quem vai querer investir no Brasil? começo do ano era 52 bi positivo, eu conto ou vcs contam?
b3 não existe investimento somente especulação
a bolsa de valores tá igual o Corinthians.
Caiu? Gado feliz e serelepe! 🐄🐄🐃🐂🐄🐃🥳🥳🥳🥳🥳
Amanhã é L de Lua
Pé esquerdo? L esquerdo.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.